10 dicas de livros de moda para se inspirar

É possível compreender os caminhos do passado que levaram a indústria ao patamar atual

Buscar inspiração em ideias bem-sucedidas é sempre importante para o enriquecimento profissional. Nas publicações sobre moda é possível compreender melhor os caminhos do passado que levaram a indústria ao patamar atual, mas também visualizar melhor as tendências que apontam para o futuro. Veja os 10 livros de moda que separamos e faça uma imersão nesse mundo repleto de soluções criativas, pluralidades e insights altamente inesperados.

1 – Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada | André Carvalhal

A obra coletiva, que já está em sua quarta edição, é uma visão de André Carvalhal sobre uma nova era para a indústria da moda.

O idealizador do projeto Malha e ex-marketing da Farm mostra como os conceitos de sustentabilidade, consciência social e comércio justo, por exemplo, podem dar um novo propósito à moda, passando bem longe da meta única do lucro desenfreado.

Assim, além de repensar o descarte como matéria-prima, o livro de moda sugere uma reflexão mais profunda do consumo e como viver com menos é mais.

2- Fashion marketing: Relação da moda com o mercado | Glória Kalil

Um dos livros de moda que não podem faltar para quem quer entender melhor a relação da moda com o mercado. De acordo com a autora, “a moda brasileira brilha muito, mas vende pouco”.

Compreender a situação da moda nacional e diagnosticar falhas e acertos do setor é fundamental para quem quer entrar de cabeça no mercado. As comparações entre o cenário brasileiro e o internacional são bastante lúcidas e importantes para a descoberta de novos caminhos.

3 – O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo | Constanza Pascolato

A moda passa, mas a elegância fica. A empresária e consultora de moda mostra o quanto é preciso conhecer a si mesmo e respeitar sua própria essência para construir um estilo próprio.

Com dicas simples e práticas, esse é um daqueles livros de moda que todo mundo deve ler de tempos em tempos.

Constanza Pacolato dá dicas para compor looks hi-lo, visual para o trabalho e para a balada, truques para disfarçar pontos fracos, sapatos básicos que não podem faltar no armário. O livro mostra que a passarela é fonte, mas não é fim: use-a para criar seu estilo próprio, jamais para ser sua refém.

4 – Vintage Fashion: Collecting and Wearing Designer Classics | Zandra Rhodes

Esse livro de moda é um verdadeiro convite para um passeio cheio de estilo pelo século XX.

Cada capítulo começa com uma introdução histórica da era, com um overview dos principais estilistas e suas maiores influências – e termina com uma visão geral de todos os shapes, estilos e cores que definiram a época.

Ao final, o leitor tem um guia de compras com dicas sobre terceirização e cuidados com peças vintage originais, assim como um glossário de termos de moda e dos designers mais colecionáveis do século.

5 – Fashion Design – Manual do Estilista | Sue Jenkyn Jones

Essa versão revista e ampliada da primeira edição inglesa (2002) do “Fashion Design” que foi produzida para se tornar um dos livros de moda de consulta permanente, verdadeira referência no mundo fashion.

Nele, você encontra do passo a passo para o desenvolvimento de uma coleção de moda até o funcionamento do comércio global, passando por glossários de corte e costura, tecidos e fibras, até calendários de eventos internacionais.

Uma visão panorâmica do desenvolvimento da moda para a profissionalização desde os anos 70, preenchendo uma verdadeira lacuna no mercado editorial do segmento.

6 – Dicionário de Termos de Moda | Diana Aflalo

Entre nossas dicas de livros de moda está esse dicionário com mais de 2 mil palavras usadas no setor e pela imprensa especializada. Detalhe: todos eles em inglês-português e português-inglês.

Ótima referência para estudantes e profissionais da área, os termos vêm divididos entre acessórios, termos de costuras, partes de roupas, etc.

7 – Life in Pattern | Orla Keily

Um dos livros de moda que não pode faltar na sua estante é o “Life in Pattern”, de uma das mais consagradas designers do Reino Unido e Irlanda. Na publicação, a autora enfatiza e explora o poder da decoração para transformar a forma como nos sentimos.

Com a colaboração de fotógrafos, diretores cinematográficos e arquitetos o livro mostra todo o poder das cores e dos ornamentos presentes na nossa rotina diária.

Em especial, a publicação destaca os esboços para a marca Sterm, produzidos na década de 90, que se transformaram em padrões para produtos de canecas e vestidos, notebooks e veículos, além dos icônicos designs de Pera e Flor.

Através do acesso privilegiado aos arquivos da empresa é possível ter um insight privilegiado ao mundo da designer e seu processo criativo.

8 – Coco Chanel e Igor Stravinsky | Chris Greenhalgh

Esse é um daqueles livros de moda totalmente envolventes, que mostram o processo criativo de dois gênios que se transformam em algo mais quando a simbiose alcança outros níveis. Veja como Coco Chanel e Igor Strabinsky formaram uma parceria inesquecível na moda e no amor.

9 – Os Segredos Do Guarda-Roupa Europeu | Anuschka Rees

Aqui você vai conhecer a experiência de alguém que viveu o desafio de viver com muito menos espaço sem perder o estilo. Com isso, aprendeu a transformar o que já tem no guarda-roupa e mostra como ornar seus looks tão estilosos quanto os das capitais mais fashion do mundo.

10 – Sociologia da Moda | Frederic Godart

A moda identifica, conglomera e rechaça. Veja o mundo fashion pelos olhos do sociólogo, que lê a moda como um fato social complexo que envolve todas as áreas da nossa convivência diária. Uma visão sociológica e abrangente, muito útil e interessante para quem pretende entrar no intrincado mundo fashion e suas implicações.

Seguindo a dica de leitura desses 10 livros de moda é possível ter uma visão ampla do setor, em todos os seus aspectos.

Pronto para agregar mais valor à sua coleção de moda? Então aproveite as dicas de Alexandre Herchcovitch e inspire-se!

 

Texto: Equipe de Marketing da Haco

Fotos: Divulgação

Veja também