100kg a menos de danos ao meio ambiente

Prefeitura de Maracajá dá descarte correto para embalagens de agrotóxicos

Os cerca de 100 quilos de embalagens de agrotóxicos armazenadas no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Maracajá foram encaminhadas para a Arasul (Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul), em uma parceria com a Coopersulca. As embalagens vazias foram encaminhadas ao Centro de Triagem no lixo doméstico.

 

Em 2011 a prefeitura realizou uma campanha de conscientização chamada Dia do Campo Limpo. “Levamos um caminhão de embalagens de agrotóxicos recolhidos de casa em casa”, lembra o engenheiro agrônomo André Zandonadi.

 

A meta foi estimular o produtor a devolver as embalagens vazias nos locais de compra, atendendo assim as determinações das leis que regulamentam o uso e evitar práticas que podem prejudicar a saúde do trabalhador rural, do consumidor e a contaminação do meio ambiente. “A ideia é informar e conscientizar a população para devolver a embalagem no local de compra”, destaca André.

 

Depois desse mutirão, houve uma grande redução de embalagens de agrotóxicos no Centro de Triagem, no entanto, foram acumulados 100 quilos que agora receberam o destino correto. “O principal motivo para darmos a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente”, comenta o administrador do Centro de Triagem, Gerson Nazário.

 

Itaionara Recco - Assessora de Imprensa Maracajá

Veja também