28° GAC de Criciúma tem sua primeira sargento combatente mulher

Em 190 anos de história a cidade carbonífera recebem a 3º Sgt Nathalia Roger


O ano de 2021 é um ano histórico para o 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), localizado em Criciúma. No mesmo ano que completa 190 anos de história, a Unidade recebeu a primeira sargento combatente do segmento feminino.

Nascida em Uruguaiana/RS, a 3º Sgt Nathalia Roger formou na EsSLog, especializando-se em material bélico – manutenção de armamento. Após a aprovação no concurso, Nathalia ingressou nas Forças Armadas como aluna no 10° BIL MTH, localizado em Juiz de Fora-MG, onde realizou o período básico, sendo homenageada como “Destaque do Campo do Período Básico”.

Completado o 1º ano, a militar deu continuidade na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), localizada na cidade de Rio de Janeiro-RJ, onde realizou o período de Qualificação Militar em Material Bélico (manutenção de armamento). Finalizados os dois anos, a 3º Sgt Nathalia Roger foi transferida para o 28º Grupo de Artilharia de Campanha, onde atua como auxiliar na seção logística.

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres puderam ingressar oficialmente no Exército como enfermeiras. Serviram em hospitais, mas não tinham permissão para serem combatentes. Desde então, ocuparam postos administrativos e em quadros de saúde, como médicas e dentistas.

Atualmente as mulheres estão aptas a seguir a carreira na linha militar bélica e até mesmo lutar, como combatentes, em caso de um conflito armado.

Fonte e Imagens: 28º GAC

Veja também