5 hábitos para viver mais

Guerra contra o envelhecimento é composta de pequenas batalhas enfrentadas no dia a dia

O fator mais importante para determinar sua expectativa de vida futura está nos hábitos que você cultiva no presente. A guerra contra o envelhecimento é composta de pequenas batalhas que enfrentamos todos os dias em nossa vida. Doenças crônicas, como câncer e diabetes, por exemplo, são algumas das principais causas de morte prematura. Para combatê-las, é preciso desde já transformar os maus hábitos em atitudes proativas e saudáveis. Dessa forma, é possível ter um estilo de vida com qualidade, ou seja, viver bem depende de você.

 

Frutas, legumes e verduras

A primeira mudança de hábito começa pela boca. Se você não come diariamente legumes, frutas e vegetais, alguma coisa está faltando no seu cardápio. Pessoas que consomem grande variedade desses alimentos têm menores taxas de doenças crônicas. Além disso, eles ajudam a manter um peso cor­po­ral saudável e a viver por mais tempo. Lembre-se: quanto mais colorido for o seu prato, melhor.

 

Escove bem os dentes

Escovar os dentes é um hábito que contribui para sua longevidade como ser humano. Dentes limpos afastam bactérias que causam a peri­odon­tite e cáries, que em casos mais graves, ultrapassam os limites dos dentes e das gengivas atingindo nossa corrente sanguínea. Uma vez espalhadas no organismo, elas causam uma série de inflamações e aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

 

Pratique exercícios físicos

A inativi­dade e a perda de massa mus­cu­lar acel­era o processo de envelhecimento. Um estilo de vida mais ativo faz com que as mudanças causadas pela idade sejam combatidas. Estima-se que, ao menos, 15 minutos de exercício diário com intensidade moderada podem nos acrescentar até três anos de vida. A verdade é que a prática de exercícios físicos é a principal aliada contra doenças crônicas, especialmente as cardiovasculares.

 

Mantenha relações sociais

Relações sociais saudáveis são excelentes aliados na busca pela longevidade. Manter as amizades, por exemplo, é um hábito que nos ajuda a enfrentar os momentos difíceis com leveza e alegria. Faça questão de se encontrar com os amigos, compartilhar experiências e dividir dores, temores e angústias. Amigos ajudam a combater sentimentos negativos que podem vir com o avanço da idade, como a depressão.

 

Pare de fumar

Se você ainda fuma, é hora de repensar suas atitudes. Cigarro e vida longa são elementos completamente opostos. Dependendo da quantidade de cigarros que você fuma por dia e da capacidade de seu pulmão, o hábito de fumar pode tirar até dez anos de vida. 

 

Esta e outras matérias você encontra na revista Pocket Fashion!

Veja também