7 estratégias para não engordar no outono

A temperatura cai e a vontade de comer aumenta...

 

Os dias ficam mais frescos, à noite os termômetros caem ainda mais. E as tentações calóricas parecem ainda mais irresistíveis. Por que temos mais fome no frio? “Gastamos mais energia, pois o organismo se esforça para manter a temperatura corporal estável. O aumento de apetite é uma consequência desse processo, já que precisamos de mais comida para compensar essa demanda energética”, explica Ana Luisa Vilela, nutróloga especialista em emagrecimento da Clínica Slim Form.

Esse mecanismo por si só não justifica tudo – mesmo porque caprichamos no guarda-roupa de inverno –, mas há outras questões em pauta, como a queda nos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. “A produção dessa substância pode cair, principalmente em pessoas que não se sentem bem com as temperaturas mais baixas e dias cinzentos, escuros”, diz a médica. E, se buscamos conforto na comida, passamos longe dos alimentos crus e frios. “A ingestão de saladas, legumes e frutas diminui nessa época e dá espaço para as gorduras e açúcares -- na forma de doce, massa, fritura e carnes”, diz a nutróloga, que sugere sete estratégias para você não cair nas ciladas típicas do outono.
1. Aumente o consumo de proteína, que demora mais para ser metabolizada e liberada, o que prolonga a sensação de saciedade. Boas fontes: ovo, carnes magras e leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e lentilha.
2. Opte pelos nos carboidratos in natura e de baixo índice glicêmico, consumidos em receitas quentinhas. Bons exemplos: abóbora assada, mandioca ou batata-doce cozida e couve-flor gratinada (sem creme de leite). Todos eles são bons para aumentar o nível da serotonina. As frutas também entram na categoria carbo do bem e podem ser consumidas quentes – maçã, pera ou banana aquecidas no micro com canela ou noz-moscada são opções gostosas e práticas.
3. Vá de sopa, uma das campeãs quando o assunto é confort food. Abóbora, mandioquinha e lentilha garantem receitas naturalmente cremosas, dispensando o creme de leite.
4. Misture carbo de baixo índice glicêmico, como couve-flor e abobrinha, no arroz. Além de aumentar a densidade nutricional do prato, dá para comer mais sem engordar.
5. Abuse dos chás sem cafeína (e sem açúcar!) que esquentam o corpo, aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a vontade de doce. Boas opções: camomila, erva-doce, cidreira, casca de abacaxi, maçã com canela.
6. Aposte nas frutas típicas desta época, que, além de pobres em calorias, são ricas em vitamina C. Morango, limão, maracujá e goiaba estão na lista.
7. Faça do chocolate um aliado. Seja na versão em barra ou em pó, a versão 70% cacau é mais saudável, mas acima de 50% já está valendo. Ajuda na produção de serotonina, é rico em antioxidantes e ajuda a diminuir a necessidade de carboidratos e açúcar. A dica é dividir em pequenos quadradinhos e deixá-los derretendo na boca, assim a sensação de saciedade vem primeiro.

Fonte: Vogue

Veja também