Saúde: 8 sinais que você está comendo muito açúcar

Sintomas são muito comuns e podem passar despercebidos; médico explica

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que os brasileiros consomem 50% a mais açúcar do que deveriam. Isso porque a recomendação é que a ingestão máxima por dia seja de até 50 gramas. Isso equivale a 10 pacotinhos, para se ter uma ideia.

Limite de açúcar

Mas como saber se estamos comendo açúcar demais? O nosso corpo dá alguns sinais disso:

- Cansaço excessivo

- Mudanças de humor

- Aumento de peso

- Acne

Mais vontade de consumi-lo (isso porque ele causa picos de satisfação no cérebro e esse tipo de alimento gera compulsão e dependência)

- Falta de concentração

- Baixa imunidade

- Pressão alta, entre outros, indicam que ultrapassamos o limite.

- Risco do excesso de açúcar

A lista de problemas de saúde ocasionados pelo excesso deste ingrediente também é grande:

- Obesidade

- Hipertensão

- Resistência insulínica

- Diabetes tipo 2

- Dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides)

- Doenças cardiovasculares

- Síndrome metabólica (associação de todas as disfunções citadas)

- Esteatose hepática (gordura no fígado)

- E até câncer.

Açúcar mais saudável

Hoje já existem no mercado diversos outros tipos de açúcar que podem substituir o refinado, como o orgânico, mascavo, demerara, cristal, light, mel e açúcar de coco. Seriam eles mais saudáveis?

A resposta é não. Eles são apenas "menos piores", mas o consumo deles não também não está totalmente liberado, por isso, evite abusar.

Benefícios do açúcar

Apesar das questões citadas acima, não é preciso cortar totalmente o açúcar da sua rotina. Ele pode sim fazer parte de uma alimentação equilibrada. Afinal, quem resiste a um docinho de vez em quando?

Além de ser uma fonte de prazer e nos dar energia, ele também é responsável pela liberação do neurotransmissor serotonina, que traz a sensação de bem-estar. Ou seja, o consumo, além de bom para o organismo, é bom para a mente.

Desde que a ingestão seja feita com moderação, não mais do que 50 gramas por dia, e esteja associado a uma vida saudável, na qual não falte o consumo de frutas, verduras, legumes, e nem a prática de alguma atividade física. Nesse contexto, o açúcar não é considerado vilão. O segredo, é manter o equilíbrio.

 

Fonte: Minha Vida - Durval Ribas - Nutrologia

Foto: Freepik

Veja também