a história do Natal de Gramado em Criciúma

Iara Sartori, Diretora de Eventos da Gramadotur visita a cidade

Os criciumenses tiveram a oportunidade de conhecer a história do Natal de Gramado, como tudo começou e o seu crescimento até chegar à referência para todo país. Iara Sartori, Diretora de Eventos da Gramadotur, autarquia responsável pela realização de vários eventos em Gramado, esteve em Criciúma, no Centro de Eventos Germano Rigo, nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, para contar o que despertou os gramadenses para a realização desta festa e o impacto que ele provocou em toda região.

A ideia de trazer Iara Sartori para Criciúma nasceu de uma viagem feita por um grupo de pessoas, representantes de várias entidades empresariais, em busca de referências para a realização do Natal em Criciúma. "Todos saíram de lá tão motivados que percebemos que seria importante outras pessoas ouvirem a Iara e saber como toda a cidade junta pode fazer um grande Natal", conta Lúcia Búrigo, uma das participantes da viagem a Gramado. 

Durante o evento desta segunda-feira, um movimento foi lançado para envolver entidades, empresas e moradores de Criciúma em torno do Natal. "Queremos que a cidade se envolva, que todos se sintam donos e reponsáveis por fazer um grande evento. Esta é uma semente que estamos plantando em 2017, mas que esperamos colher nos próximos anos também. Mas pensar grande envolve planejar e fazer juntos", explica Lúcia. O desejo é aproveitar as emoções que envolvem o Natal e criar uma atmosfera de otimismo e trabalho coletivo que se estenda a outras épocas do ano. 

A história de Gramado é a inspiração do movimento. Trinta anos atrás, o município convivia com a migração de seus moradores para as praias a partir de novembro com retorno apenas em fevereiro ou março, quando iniciava o período escolar. De um pequeno movimento, com poucas famílias, iniciou-se um processo de iluminação da cidade na época de Natal e foi o pontapé para o grande evento que se tem hoje, envolvendo toda a cidade e atraindo milhares de turistas.

Veja também