Alice Gonzaga se junta ao time de homenageados no FCG

Com muita alegria e emoção Alice animou o público do Palácio dos Festivais

FOTO CLEITON THIELE - PRESSPHOTO

Detentora de boa parte da memória do cinema brasileiro, Alice Gonzaga se juntou ao time das homenagens especiais dos 45 anos do Festival de Cinema de Gramado. Filha de Adhemar Gonzaga, Alice hoje comanda a Cinédia, fazendo um importante trabalho de preservação e recuperação de clássicos da produtora, como "Lábios Sem Beijo", de Humberto Mauro, e "Alô, Alô, Carnaval!", de Adhemar Gonzaga. "Coincidentemente, o Festival de Cinema de Gramado começou na mesma época em que eu ingressei na Cinédia, que está quase completando 90 anos, o que, no Brasil, parece ser um demérito", contou a homenageada.

Com muita alegria e emoção ao receber a homenagem, Alice divertiu o público do Palácio dos Festivais com bom humor e comentários espirituosos. Hoje com 82 anos, ela não tem planos de desacelerar tão cedo: "Eu ainda preciso viver mais uns cinco ou dez anos para dar jeito em muita coisa lá na Cinédia", brincou. A história da Cinédia, de Alice e de seu pai Adhemar Gonzaga é contada no longa "Desarquivando Alice Gonzaga", de Betse de Paula, que também ganhou exibição na tarde de terça no Palácio dos Festivais, e Alice assina embaixo do resultado: "A Betse enquadrou e capturou tão bem a minha essência... Tenho muito orgulho desse filme, onde conto muitas verdades e lembranças sobre o cinema brasileiro. Vocês não podem perder!", indicou a homenageada.

Defendendo a nomenclatura "cinema brasileiro" e não "cinema nacional" - segundo ela, o nacional é genérico demais, pois é aplicado por qualquer país do mundo, o que não dá um verdadeiro nome para nossa produção -, Alice Gonzaga, que leva uma vida inteira dedicada ao cinema, essa "maquininha mágica que projeta sempre para frente", disse que a homenagem reforça a ideia de que o trabalho recompensa. "Quero lembrar que estou aqui hoje com 82 anos e que a vida pode ser longa, trabalhosa e difícil, mas que também ela recompensa os que perseveram e trabalham sempre".

Veja também