Alimentação orgânica: um ato de amor às crianças

Alimentos mais saudáveis, saborosos e sem agrotóxicos são alguns dos benefícios

Alimentos mais saudáveis, livres de insumos artificiais e sem agrotóxicos. São com estes diferenciais que a alimentação orgânica está ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Recomendados para pessoas de todas as idades, esses alimentos são fundamentais para os pequenos. De acordo com a nutricionista, Giovanna Gallo, as crianças que crescem consumindo uma alimentação com produtos químicos correm grande risco de pegarem alguma doença no futuro.

 

A nutricionista explica que a alimentação não orgânica é composta por radiações, corantes e aromatizantes. “Quem consome esses alimentos com frequência, tem mais chances de pegar alguma doença, pois estes produtos são cancerígenos”, informa.

 

Escolas estão aderindo à cultura

 

Aos poucos as autoridades estão se conscientizando. Conforme Giovanna, as escolas já estão oferecendo a alimentação ideal para os estudantes. “Com um incentivo do governo, as crianças dispõem de alimentos orgânicos na merenda escolar”, ressalta.

 

Esse tipo de alimento agrada as crianças. De acordo com a merendeira Silvanir Teixeira, da escola Professora Isabel Flores Hübbe, o colégio recebe o cardápio de uma empresa tercerizada e é tudo alimentação orgânica. “As crianças gostam tanto que repetem mais de uma vez”, acrescenta.

 

Alimentação também oferece benefícios para o meio-ambiente

 

Além de mais saudáveis e saborosos, os alimentos orgânicos também apresentam benefícios para o meio-ambiente. Segundo o engenheiro agrônomo, Elzio Peruchi, os métodos de cultivação desses ingredientes não colocam em risco o solo e a natureza.

 

A produção parece simples, mas conforme Peruchi, alguns cuidados são necessários. De acordo com ele, muitos produtores fazem de forma errada. “A produção de alimentos orgânicos tem regras, não é só sem agrotóxico. É necessário um registro e não pode ser utilizado nenhum tipo de resíduo químico”, frisa. De acordo com o engenheiro, apenas 15% das lavouras fazem a produção orgânica no Brasil.

 

Apesar de o país ainda não ter essa cultura, as pessoas estão começando a aderir a prática. Segundo a operadora de caixa de um supermercado, Jusley Matos, o registro desses alimentos está cada vez mais comum. “Por causa do preço elevado, antes era raro alguém passar com algum alimento orgânico no caixa”, diz.

 

Nos supermercados o preço desses alimentos aumenta até o dobro, mas a nutricionista garante que o investimento vale à pena. “É um dinheiro que estará sendo usado a favor da saúde”, finaliza.

 

Da redação - Filipe Gabriel

*Esta e outras matérias você econtra na 4ª edição da revista Pocket Fashion! 

Veja também