Altas tarifas de energia estimulam eficiência energética

A busca por alternativas eficazes de energia limpa vem evoluindo consideravelmente em todos os setores nos últimos anos

Todos os anos, as distribuidoras de energia elétrica passam por um processo de reajuste em suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda, dependendo da avaliação da Aneel.

Nos últimos anos foram autorizados altos reajustes devido ao encarecimento da energia no país, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas, o que muito se fala é sobre a crise hídrica do país, mas não podemos esquecer da falta de planeamento da matriz energética brasileira.

Esses reajustes tarifários ainda são mais expressivos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isso porque a lei prevê que a maior parte dos custos seja bancado por essas regiões.
Outro ponto importante que está previsto para iniciar este ano, é o fim dos subsídios concedidos pela Celesc para 17 cooperativas de eletrificação rural no Estado. Com início em 2016, esse subsidio irá deixar de existir gradativamente, com sua total extinção prevista dentro de três anos.

 

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Neste cenário, o que indústrias, comércios e até mesmo residências estão procurando e aplicando é a eficiência energética, para que possamos de fato economizar nossa conta de energia.

Algumas ações rápidas e simples como a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED extremamente eficientes e permitem economizar entre 60 e 90%. O Selo Procel, orienta o consumidor na compra de produtos, sinalizando aqueles com melhores níveis de eficiência energética, ao mesmo tempo estimula o desenvolvimento tecnológico de produtos mais eficientes e, como consequência, a assim a preservação ambiental.

Ações de reuso e reciclagem também economizam muita energia. Poupando água no nosso dia a dia nós também estamos economizando energia utilizada no bombeamento da água.

Adicionalmente desde 2012 com a REN 482/2012 - Aneel, qualquer consumidor pode gerar sua própria energia, através da geração distribuída (geração no ponto de consumo), através de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Com a geração de energia solar fotovoltaica, podemos reduzir o consumo de acordo com a área disponível para instalação dos módulos fotovoltaicos. É possível que o cliente reduza 100 % do seu consumo, onde ele irá pagar somente pela disponibilidade do sistema e ainda enviar créditos de energia para outra unidade consumidora.

 

Letícia Toreti Scarabelot - Msc. Eng. Eletricista / LEnergy Energia Solar

 

www.lergergy.com.br

 Facebook: lenergyenergiasolar 

Veja também