Alunos Unisul ganham prêmio da CBN de Jornalismo Universitário

Venceram a competição com o tema ''O papel do jornalismo no combate à violência contra as mulheres

Os primeiros catarinenses a ganharem o prêmio de Jornalismo Universitário da Rádio CBN são Bianca Selhorst, Milena Flor Tomé e Vinícius Pacheco da Rosa, acadêmicos de Jornalismo da Unisul de Tubarão. Os estudantes venceram a 11ª edição da premiação ao abordarem, por meio da reportagem “Sinal de Alerta”, o papel do jornalismo no combate à violência contra as mulheres.

De acordo com os alunos, o ponto de partida para a elaboração da reportagem foram os dados alarmantes de feminicídio registrado em Santa Catarina. Milena destaca que o enfoque foi um diferencial do trabalho da equipe. “O jornalismo dá muito foco para o que está fazendo barulho. Só que resolvemos ir na contramão e falar justamente de algo que está em silêncio. Aprendi que nem sempre as coisas mais importantes são aquelas que gritam mais alto e o jornalismo precisa informar todos, em todos os cantos”, destaca.

Reconhecimento

Bianca informa que o entrosamento dos estudantes contribuiu para que o resultado fosse positivo. “Nós ficamos sabendo do concurso bem em cima da hora e tivemos uma semana para planejar tudo, roteiro, enfoque, entrevistas, edição e inscrever o trabalho. O resultado virou um momento de reconhecimento que todo estudante de jornalismo almeja alcançar e só conseguimos isso pela experiência que já tínhamos por meio do projeto de jornalismo comunitário praticado no Jornal Convicção”, acrescenta.

Transmissão nacional

A reportagem dos estudantes da Unisul ganhou de outros 95 trabalhos inscritos e foi veiculada na rádio CBN, para todo o Brasil, nesta segunda-feira (1º). Agora, ela está disponível para ser acessada também no site. Além disso, cada acadêmico do grupo vencedor receberá como prêmio um iPhone e uma viagem para conhecer a redação da CBN em São Paulo.

Vinícius comenta que nem mesmo o medo que tem de viajar de avião deve atrapalhar ele em busca do prêmio. “Se precisar, minhas amigas me ajudam a embarcar no avião, pois, será um momento único o que essa premiação irá proporcionar. Conhecer de perto o trabalho de uma rádio com tanto tempo de atuação e que realiza um projeto como esse, que dá oportunidade para novos profissionais, é imperdível”, finaliza.

Fonte e Fotos: Patrícia Laureano

Veja também