Aplicação de maquiagem torna máscara ineficaz

Traz impurezas para a pele e pode prejudicar a filtragem do ar, aponta especialista

 

A máscara facial reduz o risco de contaminação pelo COVID-19 e, por isso, deve ser usada sempre que for preciso sair de casa. Para garantir a eficácia completa desse acessório de proteção, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar a aplicação de produtos de maquiagem.

“A maquiagem pode diminuir a filtragem do ar, reduzindo a eficácia da máscara na hora de impedir a passagem do novo coronavírus”, explica a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a especialista, essa recomendação, apesar de não ser muito comentada, é de extrema importância, principalmente no caso das máscaras cirúrgicas descartáveis e n95.

“Tal cuidado é fundamental, também, pois ajuda a conservar as máscaras, que estão em falta no mercado, já que, ao entrar em contato com a maquiagem, o equipamento é considerado contaminado e precisa ser descartado”, diz a médica.

Por isso, o recomendado é, antes de usar a máscara, independentemente do tipo, evitar aplicar qualquer maquiagem na pele, seja pó, base, batom ou blush. Os produtos para a área dos olhos, como máscara de cílios e delineador, estão liberados.

E o alerta não vale apenas para maquiagens, mas sim para qualquer tipo de cosmético que possa depositar impurezas na máscara, incluindo alguns tipos de loções pós-barba e produtos skincare, como foto protetores com base e cremes hidratantes.

“Em relação aos produtos de skincare, o ideal é optar por aqueles formulados em veículos mais leves, como séruns e géis, e esperá-los secar completamente antes de colocar o acessório de proteção”, aconselha Kédima.

 

Fonte: Bruna Nardelli - Metrópolis

Foto: Gaúcha ZH

Veja também