Aprenda a fazer Mousse de Chocolate com Caramelo e Sal Rosa do Himalaia

Henrique Fogaça ensina a fazer receita da série

A Natural Wonder, empresa pioneira na comercialização de Sal Rosa do Himalaia do país, em parceria com o Chef Henrique Fogaça, apresenta a receita “Mousse de Chocolate com Caramelo”.   

Segundo Valéria Simonini, diretora da Natural Wonder, a escolha pela receita, que faz parte de uma série estrelada pelo renomado júri do MasterChef e garoto-propaganda da marca, foi porque muita gente ainda tem a visão de que o Sal é apenas um tempero para comidas e não um ingrediente que, no caso da granulometria média – moagem exclusiva da Natural Wonder, pode dar crocância e sabor às sobremesas. 

Ingredientes para o Mousse de Chocolate:  

100ml de Creme de leite

150g de Chocolate Belga 70% em gotas

4 ovos

20ml de rum

100g de açúcar

50 ml de água

30g de manteiga

1 colher de sopa de leite 

Modo de preparo:

O primeiro passo é aquecer o creme de leite no fogo. Feito isso, bata as claras em neve. Com o creme de leite aquecido, coloque-o em uma vasilha, acrescente as gotas de chocolate, a manteiga, o rum e mexa até formar uma mistura homogênea. Espere esfriar um pouco e acrescente as gemas.


“Essa pausa para o resfriamento é importante, pois acrescentar as gemas com a mistura ainda quente pode cozinhar as mesmas e comprometer o gosto e a textura do mousse.”, comenta o Chef Fogaça.


Em seguida, faça uma calda rala com açúcar e acrescente à mistura. Mexa bem e espere esfriar um pouco. Depois de resfriado, acrescentar as claras batidas em neve.

Dica: para o mousse ficar leve e aerado, é preciso misturar com muito cuidado e devagar, para que as claras sejam incorporadas de forma homogênea.

Levar o mousse para geladeira por 3 ou 4 horas.

 

Ingredientes para o Caramelo:

Açúcar

Água

Creme de leite

 

Modo de Preparo:

Numa panela, queime o açúcar até ficar no tom marrom escuro. Em seguida, tire a panela do fogo, acrescente ao açúcar queimado, a água e o creme de leite e misture bem. Voltar com a panela ao fogo até que o caramelo fique com uma cor de Caramelo Toffee. Tire do fogo e espere esfriar até ficar com a textura de caramelo.

 

Ingredientes Praliné:

Castanha do Pará (ou castanha do Brasil) picada grosseiramente

Açúcar

 

Modo de Preparo:

Em uma panela aquecida, coloque o açúcar e, quando começar a derreter um pouco, acrescente as castanhas. Mexer com cuidado até ficar parecido com pé-de-moleque. Tirar do fogo, colocar numa placa de alumínio e levar imediatamente ao freezer por alguns minutos.


Apresentação

Em um prato, coloque um pouco de caramelo e uma pitada do Sal Rosa do Himalaia Médio (granulado). Acrescente uma colher generosa do mousse em cima desse caramelo com sal. Acrescente o Praliné e, para finalizar, salpique mais um pouco de Sal Rosa do Himalaia sobre toda a sobremesa. 

 

Todo o preparo pode ser conferido em vídeo, publicado no youtube oficial da Natural Wonder: https://www.youtube.com/watch?v=pV4BxXROdjU

 

Sobre a empresa: A Natural Wonder está no mercado há 14 anos trabalhando no desenvolvimento de produtos naturais para o bem-estar. A empresa, pioneira e líder de mercado, é conhecida por comercializar o Sal Rosa do Himalaia, para uso gourmet – atendendo à Legislação Brasileira e com registro na ANVISA e, além disso, desenvolve compressas térmicas naturais para a linha Wonder Therapy. Os produtos da empresa não deixam resíduos, nem prejudicam o meio ambiente, além de não serem testados em animais. A empresa possui alguns clientes como: Weleda e Mundo Verde, e já desenvolveu produtos personalizados para Natura, Arezzo, Hospital Albert Einsten, Mammy to Be, entre outros. Saiba mais em: http://www.naturalwonder.com.br 

 

Release: Fernanda Spagnuolo / Estrela Comunicação

 

Veja também