Automação residencial: O requinte que sua casa precisa

Leve conforto e segurança ao seu lar
Tempos atrás, a “casa do futuro” aparecia em filmes e era uma idealização aparentemente distante da realidade. Porém, com o passar dos anos e com a evolução constante da tecnologia, chega-se ao que muito se aproxima da casa inteligente. É a famosa automação residencial.

A automação residencial é a interação entre vários equipamentos e atividades da casa (apagar luzes, ligar aparelhos, fechar e abrir portas), tudo isso a partir de um comando simples enviado via aparelhos como tablet, notebook, celular entre outros. A partir disso a domótica abrange três áreas principais da automação: Segurança, conforto e economia.

Segurança
Diferente da segurança residencial comum, a automação permite que o proprietário interaja com o sistema e defina o tipo de controle de acesso à sua residência. Hoje, as possibilidades mais modernas e usadas são o acesso biométrico e a fechadura elétrica.
No caso do acesso biométrico (acesso a partir da leitura de digitais), caso alguém não cadastrado tente entrar com a própria digital, imediatamente é enviada uma mensagem ao seu celular, avisando do acontecido. Você também pode ter a opção “dedo do pânico” que quando acionada envia uma mensagem para a equipe de segurança ou uma pessoa específica. Já a fechadura elétrica permite que você consiga abrir ou fechar uma porta mesmo a distância.
Também existe a opção de controle das câmeras de segurança que podem ser acessadas de qualquer lugar dando acesso à imagens em tempo real pela internet.
Ainda na parte de segurança, em caso de viagem, pode-se definir que luzes diferentes ascendam enquanto a família está fora.

Conforto
Considerado o ponto principal da residência inteligente, existem muitas opções para ajudar no dia a dia e cada vez mais surge inovações para aprimorar a ideia de conforto. A partir da automação você pode:
Ligar e desligar as luzes sem estar no cômodo da ação, além de pré-definir a iluminação para cada ocasião, como jantar ou assistir televisão.
Definir um horário ou uma temperatura certa para que aparelhos como aquecedor ou ar condicionado liguem e desliguem, mantendo a casa na temperatura desejada. A mesma coisa acontece com a irrigação, em que pode ser definido um horário e uma intensidade para que os irrigadores funcionem.
Ter acesso a sensores de luz e a partir deles programar sua cortina para fechar ou abrir de acordo com a luminosidade.
Programar sua banheira para preparar o banho e deixar a água na temperatura certa para quando você chegar do trabalho.
Com a central de fácil acesso você pode controlar qualquer uma dessas coisas com apenas um toque.

Economia
Com os recursos que a “residência inteligente” disponibiliza é possível obter uma economia significativa de energia e água. A partir de um comando, pode-se ligar ou desligar um aparelho eletrônico ou das luzes, além de controlar a potência que será utilizada, usando somente aquilo que precisa.

Quando o assunto é automação residencial, existem as mais diversas possibilidades. Conforme a tecnologia avança, mais caminhos se abrem para esse mundo onde a imaginação é o limite.

Veja também