Bailarinos e coreógrafos podem participar da programação do Unesc em Dança

Carina Trombim estará em Criciúma para ministrar oficina de Shines Salsa

 

O 19º Unesc em Dança, que ocorre de 18 a 20 de outubro, vai trazer para Criciúma aproximadamente mil bailarinos, que nos dias do evento irão presentear o público com um total de 125 coreografias. Seja acompanhando as apresentações no palco, seja participando das oficinas e palestras, quem passar pelo festival vai perceber que ele proporciona diversos espaços para o conhecimento e descobertas. 

Para quem quer ampliar o conhecimento sobre dança ou mesmo conhecer uma nova modalidade, o festival oferece oficinas de Dança Contemporânea, Shines Salsa, Danças Urbanas, Ballet Clássico Intermediário e Dança Improvisação, além de palestras com profissionais renomados no mundo das artes.

As oficinas ocorrem no período matutino e vespertino nos dias 19 e 20, com 40 vagas cada, no Teatro Municipal Elias Angeloni. Elas estão abertas para todas as pessoas interessadas com idade superior a sete anos. As inscrições podem ser feitas no link (http://www.unesc.net/portal/unesc-em-danca-2018/oficinas

As oficinas serão ministradas por profissionais conceituados em suas áreas de atuação: o professor e coreógrafo Rodrigo de Andrade (Blumenau), medalha de ouro no evento Danzamerica em Córdoba, Argentina e indicado como melhor bailarino no Festival Mery Rosa em 2018; a professora, coreógrafa e bailarina Carina Trombim (Curitiba), tetracampeã brasileira de salsa – solista feminino; o educador físico, professor e pesquisador da cultura hip hop e professor Henrique Bianchini (São Paulo); o professor, bailarino e coreógrafo formado na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Stanley Carvalho (Blumenau) e a artista, professora, pesquisadora e integrante do Projeto Corpo, Tempo e Movimento, Sandra Nunes (Florianópolis). 

Além das oficinas, o evento conta com palestras abertas ao público, que ocorrem já na abertura do evento, dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, quando o palco do Unesc em Dança receberá a primeira bailarina, diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. Ela fará uma conversa com o público sobre a vida de bailarina e os desafios e alegrias que envolvem a carreira.

A coordenadora geral do festival, coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, conta que na abertura do evento, Ana Botafogo será recebida de maneira especial. “A bailarina será recebida pelos profissionais de dança Valter Savi, Viviane Candiotto e Renata Possamai como forma de acolhida, com Ballet Clássico”. 

Além de Ana Botafogo, o festival terá palestras com profissionais como: Bia Mattar, de Balneário Camboriú e Marco Aurélio Souza, de Blumenau; além do espetáculo “Narrativas em dois corpos”, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer de Florianópolis.

Todas as palestras e apresentações serão gratuitas.

Mapa Cultural SC 

Em 2018, o Unesc em Dança trará uma novidade especialmente pensada para artistas da região e bailarinos e coreógrafos participantes do evento. Segundo Maxwell Sandeer Flor, produtor cultural da Unesc, o festival vai orientar os profissionais a como se cadastrar no Mapa Cultural SC, um ambiente que organiza e possibilita visibilidade para agentes, espaços, eventos e projetos culturais e artísticos em todo o estado de Santa Catarina. O Mapa faz parte do Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais, que está sendo implantado pela Gerência de Políticas de Cultura, vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte 

“Podem se cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, grupos ou coletivos, oficinas ou ateliês, gestores e todos aqueles que desenvolvem alguma atividade no campo da cultura ou das artes no estado. Para que este sistema tenha uma adesão maior na região Sul de Santa Catarina, o festival Unesc em Dança irá disponibilizar computadores durante o evento para cadastros de artistas da dança e agentes culturais”, comenta.

O 19° Unesc em Dança já está cadastrado no Mapa Cultural SC.

Em 2018 o evento conta com o patrocínio de: Lei de Incentivo à Cultura, Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA. Nessa edição ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior e do Jornal A Tribuna.

Inscrições e programação Unesc em Dança

http://www.unesc.net/portal/unesc-em-danca-2018/apresentacao 

 

Release: Milena Nandi  | Setor de Comunicação Integrada - Unesc
 

Veja também