Boletim 45º Festival de Cinema de Gramado - 8 de agosto

Inscrições abertas para o Gramado Film Market – Conexões

Já estão abertas as inscrições para o Gramado Film Market – Conexões, o mais novo espaço de aproximação de talentos do Festival de Cinema de Gramado. Com ênfase na força da linguagem audiovisual e suas novas dimensões, o projeto surge como um evento focado nos pontos cruciais da atividade, no gargalo de escoamento e nas parcerias nacionais e internacionais.

Durante dois dias (24 e 25 de agosto), o Gramado Film Market apresenta uma programação intensa e diversificada, que conta com a presença marcante do Canadá, país convidado de honra do 45º Festival, e apresenta painéis temáticos e workshops, com participação através de inscrições prévias. As inscrições podem ser feitas nos formulários disponíveis no site oficial do festival (www.festivaldegramado.net), onde também está disponível a programação completa do Gramado Film Market.

Conheça os jurados do 45º Festival de Cinema de Gramado

A responsabilidade de escolher os melhores filmes em competição do 45º Festival de Cinema de Gramado agora está nas mãos de 26 profissionais do audiovisual e da imprensa. Confira quem terá voto decisivo na escolha dos vencedores em todas as mostras deste ano:

 LONGAS BRASILEIROS

- Cacá Diegues, cineasta (presidente de honra)
- Alfredo Calvino, distribuidor
- Bárbara Paz, atriz, diretora e produtora
- Edu Felistoque, cineasta
- Katia Adler, produtora e diretora
- Miguel Barbieri Jr., jornalista e crítico de cinema

LONGAS ESTRANGEIROS
- Alquimia Peña, pesquisadora e gestora cultural
- Isaac León, professor e crítico de cinema
- Patricia Primón, pesquisadora e palestrante
- Pedro Zurita, distribuidor e programador
- Verónica Perrotta, atriz e dramaturga

CURTAS BRASILEIROS
- Germano Pereira, ator
- Gustavo Spolidoro, cineasta
- Marta Machado, produtora e professora
- Tula Anagnostopoulos, montadora e pesquisadora
- Vera Zaverucha, consultora, professora e palestrante

PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS
- Alziro Barbosa, diretor de fotografia
- Geraldo Veloso, cineasta, pesquisador e professor
- Izabela Cribari, documentarista
- João Campos, ator
- Lara Lima, cineasta

JÚRI DA CRÍTICA
- Cecília Barroso
- Cristiano Aquino
- Danilo Fantinel
- Juan Pablo Cinelli
- Suyene Correia Santos 

Programação paralela apresenta cinco filmes na Mostra Gaúcha

Além de exibir 18 curtas-metragens em competição no Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, o Festival de Cinema de Gramado segue valorizando a produção local com exibições hors-concours na programação paralela de sua 45ª edição. Outros cinco filmes realizados no Rio Grande do Sul serão apresentados, fora de competição, nos dias 21 e 22 de agosto no teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 – Centro), com sessões às 14h e 16h. São eles: “A Liga dos Canelas Pretas”, de Antônio Carlos Textor; “O Caso do Homem Errado”, de Camila de Moraes; “Som Sem Sentido”, de Gabriela Bervian; “Substantivo Feminino”, de Daniela Sallet e Juan Zapata; e “Todos”, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa. Confira os dias e horários da Mostra Gaúcha:

21 de agosto, segunda-feira
14h – “Todos”
16h – “O Caso do Homem Errado”

22 de agosto, terça feira
14h – “Som Sem Sentido” e “A Liga dos Canelas Pretas”
16h – “Substantivo Feminino”

Diretor e elenco de “João, o Maestro” comentam suas experiências com o filme que abre a programação de longas do Festival

É com inspiração na trajetória do brasileiro João Carlos Martins, um dos maiores pianistas do mundo, que Mauro Lima escreveu o roteiro e dirigiu “João, o Maestro”, o longa de abertura do 45º Festival de Cinema de Gramado. “O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta Mauro Lima. Cerca de 100 profissionais atuaram na produção do filme

Detalhes pouco conhecidos da vida do maestro como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música são retratados no filme. “Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida. Eu confiei plenamente no Mauro para contar a minha história. Só compareci ao set para acompanhar as cenas que envolviam a música”, comenta João Carlos Martins.

O filme traz Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo como João Carlos Martins em fases distintas de sua vida. “Eu não acreditei quando fui escolhido para esse papel. O João na juventude era um monstro. A técnica que ele tinha no piano era impressionante!”, comenta Rodrigo Pandolfo, que faz o músico na juventude. Alexandre Nero interpreta um João Carlos mais maduro. “As pessoas aqui no Brasil não conhecem a história do João. É um prazer imenso poder contar isso. O João é um brasileiro que todo mundo precisa conhecer”, diz Alexandre Nero.

 “João, o Maestro” será exibido no dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Palácio dos Festivais.

Release: Matheus Pannebecker - Pauta Assessoria

Veja também