Botas: o clean chic para diversos looks

A especialista Maria Inês Borges da Silveira dá dicas para não errar o passo

Elas surgiram no século XX, mas acabaram caindo em desuso. Mais tarde, André Courreges, um importante design que revolucionou a moda nos anos 60, conseguiu fazer com que elas voltassem a chamar a atenção com muitas cores variadas e abotoamentos. Estamos falando das botas, sempre muito práticas, principalmente agora, no inverno. O calçado não sai mais de moda, seja de cano alto, médio ou curto.

Maria Inês Borges da Silveira, consultora de estilo, lembra que os modelos são variados, com saltos de diferentes tamanhos e espessuras e solados de diferentes materiais, que mudam conforme as tendências. Para a especialista, ter um par de botas no armário é essencial para esses dias mais frios. “Ter uma black boot no guarda-roupa é essencial, muitas vezes ela equilibra a composição do look”, comenta. Segundo Maria Inês, ao usar botas, você deve sempre observar o local do evento e o gênero da roupa: esporte, esporte fino ou passeio. Esse tipo de calçado cai bem com as roupas de inverno e meia estação como as lãs, peles, casacos, capas e capas de chuva. Agora, se você for usá-las à noite, opte por um modelo mais clássico em eventos informais e casuais.

Botas são adequadas para eventos casuais e esportivos como rodeios, churrascos, festas no campo ou na fazenda. Ainda segundo a consultora, cuidado com as botas de cor branca já que elas podem aumentar o tamanho das suas pernas e pés. “A bota branca não é aconselhável, pois a cor da volume e aumenta o tamanho da perna e pé. Muitos estilistas avaliam que seu uso é ‘brega’, apenas usado para espetáculos artísticos”, explica.

Já quando o evento é formal, como posses, casamentos, formaturas, é melhor deixar sua bota preferida de lado, elas não são indicadas para esses eventos. Quanto ao melhor estilo para o seu biótipo, Maria Inês também dá algumas dicas. Botas de cano longo, segundo a especialista, achatam a silhueta, pessoas mais baixas devem evitar. Botas acima do joelho só para pessoas mais altas e com pernas mais finas. Já as de cano médio, exigem pernas finas, que apresentem uma folga entre a perna e a bota, se sua panturrilha for muito grossa, evite. “O ideal é procurar sempre o equilíbrio, aposte nos modelos ‘coturno light’, além de versáteis, eles são uma ótima opção para o dia a dia”, finaliza a consultora.

 

Informações: Bruna Bozza / P+G Comunicação Integrada

 

Veja também