Brasileiros na feira calçadista de Las Vegas

Feira encerra com número recorde histórico de expositores brasileiros

 

Encerrou ontem, dia 17, mais uma edição da FN Platform, feira calçadista que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Brasil esteve representado por 30 marcas que focam na abertura e consolidação deste que é o principal mercado comprador de calçados brasileiros, com um total de US$ 106 milhões em importações de produtos do setor em 2015. A participação brasileira aconteceu através do Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações de marcas brasileiras de calçados, realizado em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A feira, já tradicional no calendário dos calçadistas, além dos Estados Unidos, abrange países da América Central e Canadá. “É um evento muito inteligente do ponto de vista comercial. A organização e o esforço para a geração de negócios não se restringe aos três dias de evento, pois conta com grandes esforços de promoção das marcas nos canais de mídias sociais, um serviço de matchmaking - quando são apresentados aos compradores marcas de seu interesse - e ainda uma plataforma digital chamada Shop The Floor, que possibilita uma pesquisa prévia sobre o que será apresentado na feira”, conta Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados.
A edição de agosto, que expõe as coleções primavera-verão de marcas do mundo todo, contou com uma boa circulação de compradores, atraídos pelos mais de 1,6 mil expositores de mais de vinte países. Três empresas brasileiras participaram do evento pela primeira vez, Guilhermina, Ciao Mao e Klin. “O número de empresas brasileiras interessadas em participar da FN Platform vem aumentando a cada edição. Isso mostra o poder de realização de negócios do evento, além de confirmar a importância deste mercado na estratégia dos calçadistas brasileiros”, comentou Ruísa Scheffel, analista de promoção comercial da Abicalçados responsável pelo mercado norte americano.
Seminários
Durante os três dias de feira, os organizadores promoveram seminários direcionados a lojistas e expositores. Entre os temas, destacaram-se a inclusão de tecnologia nos negócios, tendências direcionadas por consumidores e gestão de marcas. Na agenda de palestras, destaque para o painel Como a tecnologia influencia a indústria, com a participação do representante da brasileira Anatomic & Co. Durante o evento, Gerry Walker falou sobre o modelo desenvolvido pela marca, que inclui um chip que bloqueia o acesso a internet, promovendo uma desintoxicação de tecnologia. “Queremos promover as relações sociais reais, em contraponto as digitais, que se tornaram tão mais presentes no nosso cotidiano”, falou Walker. Segundo o representante da marca, o calçado deve estar disponível para vendas a partir do ano que vem.

Primeira vez
“É muito importante entender o mercado norte-americano. Aprendemos muito com a feira. Está claro que é um mercado que precisa de investimento para funcionar. Não é apenas uma questão de exportação, mas sim de construção de marca”, declarou Felipe Souto, gerente de exportação da Klin. A empresa de calçados infantis participou da feira pela primeira vez.
A Ciao Mao, outra estreante, mencionou a objetividade dos compradores que circularam no evento. “A experiência foi boa. Os compradores são bem profissionais, vêm focados em fazer negócios”, disse Daniel Hayashi, gerente comercial e de marketing da empresa. A marca, que trabalha produtos de alto valor agregado sai da feira com as primeiras exportações engatilhadas. “Ouvimos muito que o varejo está carente por novidades, e acho que nos encaixamos bem nessa demanda”, concluiu.
Outra novidade entre as marcas brasileiras expondo no evento foi a Guilhermina, empresa de calçados femininos, produzidos no sul do País. “Entendo que nosso produto funciona melhor nos Estados Unidos do que no próprio Brasil, já que o consumidor daqui é menos sensível a preço. E para abrirmos esse mercado, a participação em eventos como esse e o apoio do Brazilian Footwear é fundamental”, destacou Natalia Hubner, designer da marca.

Consolidação de marca
Importantes players no mercado internacional, as marcas Ipanema e Schutz foram destaques na feira. Kevin Patera, que dirige unidade norte-americana da empresa, ressaltou a importância do evento para a consolidação da marca. “Temos a sorte de poder contar com representantes em diversas regiões do país. Ainda assim, a feira é muito importante para dar visibilidade à marca, já que aqui podemos apresentar a coleção completa”, disse Patera.
Já John Linnehan, gerente da Ipanema nos Estados Unidos, destacou que a FN Platform é um componente importante dentre diversos outros necessários para a promoção da marca no mercado. “Nosso maior foco na feira são os grandes grupos varejistas que visitam a mostra”, contou.
Resultados
Conforme relatório da Abicalçados, os expositores brasileiros receberam um total de 551 contatos durante a feira. A origem dos contatos foi essencialmente Estados Unidos e Canadá, ainda que alguns países da Europa, Oriente Médio e mesmo América Latina tenham aparecido. Os negócios realizados durante a mostra totalizaram US$ 1,3 milhão, mesmo resultado da FN Platform de agosto de 2015. Quando perguntados sobre a expectativa de vendas para os próximos seis meses, as marcas brasileiras declararam um total de 425 mil pares, equivalentes a US$ 6,8 milhões.
Participaram da FN Platform com o apoio do Brazilian Footwear as marcas brasileiras Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Boaonda, Cherry by Boaonda, Lais Romani, Sapatoterapia, Amazonas, Stéphanie Classic, Carrano, Ferracini, Dumond, Capodarte, Pimpolho, Cravo & Canela, Malu, Território Nacional, Pegada, Pampili, Via Scarpa, Ferri, D-Frent, Vicenza, Sollu, Guilhermina e Ciao Mao.

Informações: Diego Rosinha / Assessoria de Imprensa

 

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