Brilho de diva

Deficiente auditiva fica famosa com vídeos inovadores

Obstáculos nunca foram problema para a estudante de Imbituba Larissa Jorge, de 22 anos. Aluna do 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Unisul de Tubarão, a jovem é deficiente auditiva. Mas isso não a impediu de levar uma vida agitada: estuda, trabalha, namora e ainda arranja tempo para seu maior hobby. A maquiagem, que faz parte da sua vida desde seus 14 anos, é sua grande paixão.

 

Atualmente, Larissa trabalha com seu pai como designer fotográfica. Todavia o plano para o futuro da sua carreira é outro. “Acho que vou unir os dois, ou seja, conciliar a ciência contábil com a maquiagem”, afirma. Incentivo não é algo que falte na sua vida. Mesmo quando considerou largar o curso por causa das dificuldades, recebeu total apoio da sua família para continuar.

 

Já dentro da Universidade, a aluna conta com o Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA), que busca promover condições igualitárias de ensino. De acordo com ela o programa é fundamental. “Auxiliam sempre a gente, fazem contato com os professores para que nos entendam”. Apesar de ter um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) dentro da sala de aula, sua principal dificuldade é se comunicar com os colegas. “Não precisa ter vergonha de não saber falar. O importante é tentar e quebrar o gelo”, explica a jovem. Ainda que as coisas tenham mudado em relação ao preconceito, Larissa diz ainda existir bastante. Entretanto, vê isso como uma oportunidade de conquistar tempos melhores.

 

Além de todos esses esforços, a moça ainda tem um blog de sucesso chamado “Brilho de Diva”, que tem mais de 18 mil curtidas na sua Fan Page. O blog evoluiu para vídeos no Youtube quando ela percebeu que não havia nenhum tutorial de maquiagem com legenda ou interpretação em Libras, dificultando a compreensão para as deficientes auditivas. O seu principal objetivo é poder ajudar outras mulheres surdas a se sentirem tão bonitas como as ouvintes. Hoje seu canal tem quase quatro mil inscritos e mais de 113 mil visualizações.

 

Larissa ainda não consegue usar seu talento com a maquiagem como fonte de renda, mas informa que recebe produtos de beleza das empresas para experimentar. Suas maiores inspirações são Bruna Tavares, do blog Pausa para Feminices, e Michelle Phan, com quem adquiriu a maior parte do seu conhecimento sobre maquiagem. Michelle, assim como Larissa, também não fala durante os vídeos. Apesar de admitir que ainda tem muito a organizar, ela diz que tem muitas ideias para o futuro.

 

Cilene Macedo - Jornalista

Veja também