Bye bye Sódio!

Retirar o saleiro da mesa é a saída para alguns problemas de saúde

 Quem não gosta de comida bem temperada e com sabor? E quem nunca fez o comentário “Cadê o sal da comida?” Pois é o nosso queridíssimo sal, tão presente em nosso dia a dia pode nos fazer um mal danado.

 

O sódio (encontrado no sal de cozinha) é fundamental para nosso organismo, porém em excesso causa diversos problemas de saúde como pedra nos rins, insuficiência renal, hipertensão, acelera o envelhecimento precoce, agravar os sintomas da osteoporose e aumenta as chances de tumores gástricos.

 

Segundo o jornal Inglês England Journal of medicine “Diminuindo meia colher de chá de sal por dia, aconteceriam 92 mil mortes a menos por ano nos Estados Unidos”. E não só lá, no Brasil o consumo é o dobro do recomendado.

 

Produtos industrializados como macarrões instantâneos, embutidos e congelados, são carregados de sódio, E se engana quem pensa que só os produtos salgados levam sódio, alimentos doces como chocolates, biscoitos, refrigerantes e diversas guloseimas também possuem generosas doses do nutriente em sua composição.

 

Por isso preste muita atenção nos rótulos, e principalmente dê aquela maneirada no sal, com o tempo o paladar acaba acostumando.  Uma alternativa para quem não deixa de lado o sabor da refeição é o mix de ervas, que é simples e rápido de fazer e segundo a nutricionista Paula Castilho “Ajuda a driblar a vontade de colocar uma pitadinha a mais de sal”.

 

Mix de ervas:

 

Ingredientes 

1 col de sopa de manjericão

1 col de sopa rasa de salsa

1 col de sopa de orégano

½ col de sopa de tomilho

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e guarde em um pote fechado com temperatura ambiente. Adicione sobre o cozimento ou no alimento já pronto.

 

Da redação: Camila Abegg Nunes
Fontes: Mdemulher, gnt e bolsademulher

Veja também