Cachorros também têm depressão

Assim como os humanos, os animais possuem sentimentos

Os animais possuem sentimentos, assim como os humanos. Ou seja, eles ficam felizes, tristes, acordam de mau humor e etc. A única diferença nesses sentimentos é que essas sensações não são tão complexas ou variadas como a dos seres humanos, ou seja, eles conseguem se adaptar e se recuperam mais rápido que o ser humano, nessa questão. Mas isso não significa que eles não sentem tristezas ou alegrias quando algo acontece com eles. Muito pelo contrário. Os animais são tão sensíveis que até um olhar diferente pode significar muitas coisas a eles!

 

Você sabia que problemas relacionados aos próprios humanos também afetam diretamente o comportamento dos animais? Se você constantemente vive em brigas dentro de casa com alguém, vive triste e estressado, ansioso ou depressivo, isso certamente afetará seu peludo e ele entrará na mesma sintonia de energia que você.

 

Não é a toa que, hoje, existem medicamentos que são usados para combater a depressão em cães e gatos por exemplo. Existe uma linha de medicamentos somente destinada aos nossos amigos peludos que estão sofrendo de algum tipo de depressão forte. Mas como todo medicamento, ele provoca dependência e é usado em último caso.

 

O melhor a fazer se seu peludo estiver triste, com depressão ou ansioso é proporcionar a ele bons passeios, atividades físicas e mentais, carinho, atenção, exercícios, companhia e regras para que ele se sinta bem, libere adrenalina, endorfina e várias outras substâncias que combatam a depressão já que a depressão nos peludos também é causada por falta de serotonina no cérebro.

 

Nunca se esqueça que, nenhum problema seu deve ser transferido para o animal. Não desconte suas raivas, suas frustrações ou seus problemas neles. Seu peludo não tem nada a ver com isso. Lembre-se que muitos comportamentos errados de animais domésticos são causados pelos próprios tutores. E nada do que os peludos fazem é sem motivo. Seja coerente, paciente, calmo, pois o seu animal é seu melhor amigo e nada melhor que um grande amigo para ajudá-lo nos momentos difíceis.

 

Por Thiago Sanchez, adestrador de animais

 

Veja também