Café fora do excesso faz bem à saúde

Bebida previne doenças e aumenta a qualidade de vida

 Uma das bebidas mais populares e apreciadas do Brasil, o café é para muita gente um item indispensável no dia a dia, seja no café da manhã ou após o almoço, puro ou com leite. Há até quem prefira o café em sobremesas, doces e sorvetes. Além de ser saboroso e usado para diversas receitas, essa bebida amada pelos brasileiros pode fazer muito bem a saúde se não for consumido em excesso. Saiba quais os principais benefícios do café para sua saúde e saboreie essa bebida sem culpa.

 

Muito além da cafeína - O café é conhecido, principalmente, por possuir uma grande quantidade de cafeína, que se consumida em excesso pode trazer malefícios para a saúde. Mas o que poucos sabem é que o café tem muitos outros nutrientes que fazem muito bem à saúde, como potássio, ferro, magnésio, zinco e alguns outros minerais. Mesmo a cafeína, que é vista como vilã, pode ajudar no combate à doenças, como depressão e mal de Parkinson, já que estimula o sistema nervoso e traz uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo. Outra vantagem é que essa substância também estimula também a digestão, pois é diurética.

 

Sem culpa - Segundo especialistas, o ideal é consumir no máximo quatro xícaras de café por dia, para a bebida não causar mal-estar. Há estudos que mostram também que a ingestão da bebida pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de pele, pois o alimento é rico em antioxidantes, nutriente que protege o corpo de radicais livres. Esses antioxidantes tem papel importante na eliminação de toxinas e também na redução da inflamação causada pela artrite.

 

Previne doenças - Já foi comprovado que o consumo diário de café reduz o risco de contrair cirrose hepática, câncer de fígado e insuficiência hepática. Apesar desses benefícios advirem da cafeína, é somente o café que ajuda a regular o fígado. O consumo regular desse alimento também diminui o risco de desenvolver gota, pois os antioxidantes presentes no grão diminuem a insulina do sangue e automaticamente diminuem o ácido úrico, causador da doença.

 

Vida longa - Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer mostrou que pessoas que costumam consumir café diariamente estão propensas a ter uma vida mais longa e saudável do que aqueles que não possuem esse hábito. A presença de nutrientes e antioxidantes            contribui para o combate natural do envelhecimento, ajuda a superar problemas mentais e melhora consideravelmente o raciocínio. O café possui também ácidos clorogênicos, que estimulam a produção de endorfina, substância ligada ao sentimento do prazer. Portanto, ajuda a melhorar o humor e deixar seu dia mais feliz.

 

Informações: EHow 

Essa e muitas outras matérias você encontra na Revista PocketFashion!**

Veja também