Castro Alves faz homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar

Escola de educação básica  92 anos do CBM de Santa Catarina

 

Fotos: Amélia Andreia Freitas

Na tarde desta quarta-feira, 26/09, a Escola de Educação Básica Castro Alves organizou uma homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), já que em 26 de setembro de 1926 o CBMSC iniciava a sua história no território Catarinense, com a primeira seção de Combate à Incêndios na capital; com o transcorrer dos anos a corporação foi desenvolvendo, aumentando o leque de atuação e espalhando-se por todo o Estado.  Atualmente o CBMSC está em 126 cidades, cobrindo todo o território barriga verde, atuando na área pré hospitalar, resgates diversos, combate à incêndios, salvamento aquático, salvamento em altura, prevenção em atividade técnica e muito mais.

Em comemoração ao seu aniversário o Corpo de Bombeiros lançou um concurso cultural, incentivando que as Escolas de Santa Catarina encaminhassem desenhos feitos por seus alunos para estamparem o calendário da instituição do próximo ano. O que chamou atenção dos Bombeiros Militares que organizaram o concurso por meio do Centro de Comunicação Social da instituição foi a quantidade de desenhos recebidos e a abrangência na participação das escolas: “Foram mais de 1.100 desenhos inscritos, oriundos de 120 escolas de todo estado”, disse o Tenente Ian Triska, responsável pelo edital do concurso cultural. Foram elencadas doze modalidades de inscritos, conforme as atividades desempenhadas pelos Bombeiros Militares e um desenho por mês estampará o calendário da Instituição Militar no ano de 2019.

A EEB Castro Alves foi uma das escolas a participar do concurso, fomentando entre seus alunos a produção de desenhos que retratassem o trabalho destes heróis. Sob responsabilidade da Professora Tessa Pereira de Souza as crianças produziram lindos desenhos, mas infelizmente nenhum deles foi selecionado pelos Bombeiros. Diante disso, para valorizar o trabalho da professora e de seus alunos a direção da escola promoveu uma criteriosa análise dos desenhos e selecionou dez para ilustrarem o quadro em homenagem aos Bombeiros, e desta forma, convidou os Bombeiros de Araranguá para no dia de seu aniversário participarem de uma homenagem na escola, e ao mesmo tempo, aproveitou a oportunidade para premiar os responsáveis pelos dez melhores desenhos.

A diretora da EEB Castro Alves, Estelamaris Rech Fonseca, agradeceu a presença de todos e parabenizou em primeiro lugar a professora Tessa pela iniciativa de participar do concurso, bem como elogiou a qualidade artística de seus alunos, que dedicaram-se ao máximo para criar lindos desenhos em homenagem ao CBMSC. Aproveitou sua fala para homenagear os Bombeiros por todo o lindo trabalho executado em prol dos catarinenses, e também pela iniciativa da realização do concurso cultural.

 

Para o Capitão BM Vinicius Moura Marcolim, comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Araranguá, a oportunidade de estar junto às crianças da Escola Castro Alves é muito interessante. Em sua fala o comandante expressou que a diretora da escola já foi sua professora, e que seria um grande prazer receber as crianças na sede dos Bombeiros para conhecerem de perto a corporação.

Na oportunidade foi executado o Hino Nacional Brasileiro, entregue um quadro em homenagem aos Bombeiros Militares de Santa Catarina, presentes especiais aos Bombeiros presentes na solenidade; além de um reconhecimento a professora Tessa e aos alunos que tiveram os desenhos selecionados.

O evento contou com a participação da comunidade escolar, e proporcionou aos alunos um momento especial com os Bombeiros, tendo a oportunidade de conhecer alguns equipamentos da corporação, despertando em muitos a vontade de um dia fazer parte do Corpo de Bombeiros.

texto : Geórgia de Medeiros -  Administradora Escolar da EEB Castro Alves

Veja também