Celina Fernandes escreve notas para a alma

Cantoras da MPB como Ana Carolina, Adriana Calcanhoto e Marisa Monte inspiram o embarque da araranguaense Celina Fernandes no mundo da música. Cantora, compositora e instrumentista, há bem pouco tempo não imaginava atingir esse estágio. “Sempre gostei de música, mas no ensino médio, minha prioridade era estudar.Reservava um tempo pra tocar, fazia aquilo por hobby”, diz ela alegremente.

Marisa Monte foi e é a principal influência de Celina. “Ganhei um CD da Marisa, quando tinha 10 anos, e até hoje ela é meu espelho. Ela é uma cantora muito completa, não só pela qualidade, mas também pela postura”, enaltece Celina.

 

A carreira da jovem Celina, iniciou precocemente aos nove anos, tocando cavaquinho com um amigo do seu pai, o popular ‘Mememo’(in Memorian) do grupo de seresta clássica de Araranguá. Sua primeira aparição pública, foi no aniversário de Araranguá, em 3 de abril de 1994, num show com este grupo, composto por senhores de 60 anos.

 

Aos 13 anos, começou aulas de violão clássico com o professor Lony Rosa e assim, da mesma forma que suas influenciadoras, ainda adolescente, apresentava-se informalmente em barzinhos pela região, vivenciando desde cedo a saga de um músico. A ascensão à carreira profissional aconteceu aos 18 anos, ao participar de um festival de música em Tubarão, onde apresentou em voz e violão, uma música de Lony Rosa, que rendeu a ela, o prêmio "revelação do ano", numa premiação à parte, definido pelo júri técnico. Um ano depois, convidada por Neto Nunes para formar um trio com o percussionista Rodrigo Campos, criaram o Calibre 3, experiência que a encaminhou também à composição, culminando com a gravação de um CD. “Tínhamos um entrosamento bacana, nos completávamos dentro do que gostamos de fazer. Sei que os ouvintes conheciam os autores das músicas que adotávamos, mas o que fazia a diferença era a nossa maneira própria no arranjo, nossa personalidade”, fala empolgada.

 

Com a gravação deste CD várias oportunidades surgiram: Contato com produtores musicais como de Ana Carolina, do Nenhum de Nós, participações especiais em shows de Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro, Nando Reis e o de Guilherme Arantes, entre outros.

 

Celina Fernandes, a pequena que canta suavemente com seu timbre agudo de mulher determinada, num tom seguro e com firmeza nas palavras, encanta os ouvidos do público, graças à maturidade em reconhecer desde cedo sua vocação. Apoiada incondicionalmente pela família, os pais Lourival Fernandes e Nilva Santos Fernandes e as irmãs Fabiana e Patrícia Santos Fernandes, com postura responsável, busca constantemente subir os degraus da fama, consciente das dificuldades do mercado musical,no entanto, para a cativante araranguaense, a música é seu jeito de encantar, embelezar a vida das pessoas e torná-la mais feliz. “Ela é minha alma, ajuda a trazer alegria para as pessoas, como nas apresentações em casamentos, onde a música torna o grande momento mais único, toca a todos, pois canto num tom e estilo que se encaixa com a ocasião. A melodia transporta a gente para lugares inimagináveis, é impossível de descrever”, completa.

 

Durante esses oito anos de trajetória profissional, Celina revela que dois momentos foram os mais marcantes. Um deles, na cidade natal, Araranguá, quando optou pela carreira solo, subiu ao palco do Teatro Célia Belizária e se apresentou com casa lotada, mais de 700 pessoas. O show marcou o lançamento do CD e DVD em 2009, “Celina Canto eu, Canto Elas” com apresentação vocal arrasadora em resposta a expectativa do volumoso público presente.

 

Segundo ela, esse espetáculo foi demais! “Agradeço toda a minha carreira ao público de Araranguá, que sempre me acolheu e me incentivou. Aquilo foi o encontro com minha platéia”, diz.

 

O outro fato marcante,foi a conquista do troféu de melhor intérprete do estado catarinense no Festival Revelação do Ano, em 2002.“O mais incrível foi ter a minha voz representando Santa Catarina até São Paulo”.

 

Com essa sintonia entre a cidade mãe, ela segue conforme  a música ‘Aquela’, de sua musa inspiradora, Marisa Monte: “estrada afora, o meu destino é agora, aonde me levar a minha voz, eu vou”, refletindo a necessidade de  conquistar mais testemunhas do seu talento.

 

“No público você cria, como se fosse uma pintura, uma cara para a letra, tudo é cenário”, enfatiza Celina sobre suas inspirações para os arranjos, na maioria, baseadas no convívio social, pois acredita ser papel da música contribuir com expressões positivas aos jovens.

Celina Fernandes traz em seu perfil uma interpretação grave com singelas palavras sobre amor para a vida, expressando os sentimentos que vem do coração.

Conheça um pouco mais de Celina pelo site www.celinafernandes.webs.com e para contratar esse talento, (48)99244010. O CD e DVD Canto eu, Canto elas está disponível no Mazzuco Fotos em Araranguá.

Veja também