Chá de revelação: 5 dicas para organizar o evento

A tradição que nasceu nos EUA e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil

É menino ou menina? A expectativa dessa resposta deixa a mamãe e toda a família muito ansiosas, mas vale a pena esperar um pouco mais para receber a notícia de forma memorável. É o que promete chamado chá de revelação, tradição que nasceu nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

Entenda como funciona e veja algumas dicas para organizar o seu!

1. Escolha uma pessoa de confiança para guardar o segredo

Se você quer organizar um chá de revelação, a primeira providência é controlar a ansiedade: a mamãe só descobrirá o sexo do bebê na hora da festa, junto com os convidados.

Escolha uma pessoa de confiança para guardar a notícia a sete chaves: pode sua irmã, mãe, a madrinha da criança ou sua melhor amiga. Lembre-se de avisar seu obstetra sobre os planos para que ele não dê nenhuma pista durante o pré-natal!

Existem duas formas de descobrir o sexo do bebê:

Por ultrassom: nesse caso, o sexo do bebê pode ser identificado após a 16º semana de gestação. Nesse caso, leve a guardiã com você para a consulta e combine os detalhes com o médico.

Por sexagem fetal: é um exame de sangue que pode mostrar se o bebê é menino ou menina antes mesmo da 16º semana. Apenas a responsável pela revelação pode ter acesso aos resultados.

Sabemos que é difícil esperar, mas… recomendamos que o chá de revelação seja marcado somente após a 20º semana de gestação, pois até essa data ainda é alto o risco de perder o bebê. Todo cuidado é pouco para proteger a família!

2. Prepare os convites para o chá de revelação

Os convites do chá de revelação devem expressar a dúvida que define o evento: como ainda não se sabe se é menino ou menina, brinque com os tons de rosa e azul.

Se já houver definição sobre os nomes, você pode divulgar essa informação utilizando frases como “Venha descobrir com a gente quem vem por aí: Maria Júlia ou João Pedro?”. Se estiver difícil escolher os nomes, você pode dar a cada convidado a “tarefa” de levar uma sugestão.

3. Escolha uma forma criativa  revelar o sexo do bebê

A mamãe pode participar das definições do chá de revelação e a ajudar a organizá-lo, desde que não tenha acesso à informação principal. Nesse sentido, é possível escolher o método de revelação, mas apenas a pessoa de confiança escolhida será responsável por preparar esse momento.

Algumas ideias criativas para esse momento tão especial:

Recheio do bolo

A revelação pode acontecer quando a mamãe e o papai cortarem o bolo juntos.  Se a massa ou o recheio forem azuis, isso significa que um homenzinho está a caminho; se forem rosas, então é menina! Lembre-se que a cobertura não pode dar nenhuma dica: o ideal é que as cores da festa decorem o bolo na mesma medida.

Outra possibilidade é rechear o bolo com confeitos coloridos na cor desejada.

Balões com gás hélio

A ideia é ter balões azuis para meninos e rosas para meninas. Eles podem ser acomodados em um baú ou caixa para que possam subir quando as tampas forem abertas pelo papai e pela mamãe.

Pinhata com confetes

É uma tradicional brincadeira mexicana adaptada para o chá de revelação. No original, crianças batem na pinhata suspensa até que ela se quebre e derrube doces. Já no chá de revelação, os pais podem fazer o mesmo até que o rompimento libere confetes na cor do sexo do bebê: azul para meninos e rosa para meninas.

4. Prepare uma decoração azul e rosa

Toda a decoração do evento deve se alternar entre essas cores para reforçar o clima de mistério sobre o sexo do bebê. Veja algumas inspirações!

5. Peça presentes unissex

O chá de revelação também pode substituir o chá de bebê, assim você pode organizar uma única festa. Nesse caso, peça presentes unissex para ajudar a compor o enxoval, como fraldas e outros itens de higiene pessoal.

Outra opção é fazer a sua lista de presentes online e receber o dinheiro correspondente para usar como preferir depois, conforme o sexo do bebê.

 

Fonte: Lá Vem bebê

Fotos: Pinterest

 

Veja também