Como aumentar a sua libido na menopausa

Alguns desconfortos relacionados à essa fase podem atrapalhar a vida sexual. Veja como dar um jeito neles e recupere o prazer

Essa fase é, na verdade, a maturidade da mulher se manifestando no corpo, quando se encerra o período de fertilidade. Os famosos calores, as mudanças de humor e a diminuição da vontade de transar são bem conhecidas.

 

 Mas por outro lado você não precisa mais se preocupar com seus filhos e dá para cuidar melhor da vida a dois. Saiba quais são os sintomas da menopausa e veja as dicas dos especialistas Alfonso Massaguer, ginecologista e diretor da Clínica Mãe, e Elaine Pessini, sexóloga e especialista em sexualidade humana, para esquentar a relação na menopausa:

 

Sinais que afetam o sexo

As mudanças hormonais que o corpo sofre na menopausa podem diminuir a libido. Confira os sintomas mais comuns:

 

Ondas de calor

Depressão

Mudanças nas mamas

Estresse

Alterações no sono e no humor

Pouca lubrificação

 

Como aumentar a libido

 

Procure um médico para saber como estão seus níveis hormonais. Em alguns casos, a reposição pode ser indicada, mas não é todo mundo que pode fazer esse tratamento.

 

Tente identificar se o seu problema é emocional. Uma terapia ajuda muito a viver a maturidade com mais tranquilidade. Faça atividades físicas de que gosta: pilates, dança, caminhada... Tudo isso aumenta a disposição.

 

Cuide de você mesma, vá ao salão de beleza, faça as unhas, passe um hidratante gostoso...

 

Quando estiver com o parceiro, é legal sair da rotina. Guarde a camiseta rasgada! Lingerie, creminhos e brinquedinhos ajudam a excitar. Que tal tentar?

 

Compartilhe

Não tenha vergonha de expressar os seus sentimentos com o seu companheiro. É importante que ele entenda o que você está passando para poder ajudar e participar mais. Por isso, invista nas preliminares, nos carinhos, elogios... Peça atenção quando quiser e não tenha vergonha, afinal, vocês estão juntos nessa!

 

M de Mulher

Veja também