Como manter uma boa memória?

Conheça técnicas e exercícios qua vão ajudar a não esquecer

Com o passar dos anos, é comum que nossa memória vá perdendo um pouco de agilidade, porém não devemos aceitar tal fato de forma passiva. Assim como os músculos do nosso corpo, o cérebro também deve ser exercitado. Com isso, nossa memória ganha cada vez mais velocidade de raciocínio e destreza, para lembrar e pensar com agilidade de forma correta.
É importante saber que sem uma boa alimentação e uma vida saudável os efeitos serão mínimos e quase imperceptíveis. Portanto, cuidar da sua saúde será importantíssimo para o êxito dessa tarefa.

Tenha uma atividade física regular - Escolha o melhor exercício para você. Pode ser natação, futebol, vôlei, basquete, corrida ou até mesmo uma boa caminhada. O importante é se movimentar. A atividade física estimula a formação de novas células cerebrais nas áreas responsáveis pela memória e aprendizado.

Faça listas - É verdade que, ao fazer uma lista e depender dela, você deixará de usar sua memória. Mas, para dar um bom uso à sua capacidade cognitiva, ao criar listas, você terá que exercitar sua memória para saber o que deve ser feito. Por exemplo, ao fazer uma lista de supermercado, tente realizar as compras sem olhar para ela, mas não se esqueça de conferir a relação no final das compras.

Durma bem - Você já deve ter escutado que uma boa noite de sono é a melhor solução para qualquer desafio. E é verdade. Uma noite bem dormida resolve todos os problemas. Isso acontece porque, ao dormir, fixamos as atividades do dia anterior e preparamos o cérebro para o dia que virá. Então, quando estiver buscando a solução para alguma dificuldade, consulte o travesseiro. Você encontrará as respostas que precisa.

Leia muito - Praticar a leitura é um excelente estímulo. Além de aprender novas palavras e enriquecer o seu vocabulário, ajudará a sua memória, e muito. A leitura é uma das atividades cerebrais mais completas, justamente porque incentiva todo o processo cerebral. Não se limite. Leia tudo o que estiver ao seu alcance: revistas, livros, cartas, jornais..

Mantenha o bom humor - Quando estamos tristes, nervosos, de luto, em depressão ou sofrendo algum tipo de estresse é comum que a capacidade mental caia drasticamente. Estar de bom humor é sorrir para a vida, mesmo além das dificuldades. E com isso, a memória vai funcionar melhor e encontrar a solução para os problemas será muito mais fácil.

Concentração -Tudo o que fazemos está ligado diretamente à nossa concentração. Se não nos concentramos ao realizar determinadas atividades, não nos lembraremos de nada e teremos dificuldade para realizar tarefas diversas. Basta ver as pessoas que, por exemplo, fecham a porta de sua casa e voltam para checar se a porta estava fechada ou não. Tente se concentrar em tudo o que faz e verá que, em pouco tempo, as soluções ficarão mais claras e evidentes em sua vida.

Alimente-se bem - A alimentação pode passar despercebida, mas é de suma importância para o bom funcionamento da memória. Alguns alimentos, como álcool e frituras, podem fazer muito mal para a saúde do cérebro. Outros, pelo contrário, fazem muito bem. Aumentando o consumo de peixes, frutas cítricas e vegetais amarelos, frutas vermelhas, carnes, aves, grãos integrais, legumes, leite e derivados, além de gema de ovos, você ajudará a sua memória. Isso porque esses alimentos possuem vitaminas do complexo B, que ajuda a regular a transmissão do impulso nervoso entre os neurônios. No caso da carne, o ferro colabora com a boa memória.

Fonte: Ehow
Essa e muitas outras matérias você encontra na revista pocket fashion!!*

Veja também