Como preparar fondue de queijo

Receita do delicioso prato

 O fondue ganhou notoriedade em todo o mundo quando um chef norte-americano passou a servir a receita em um restaurante chique de Nova York. Até então, o prato era conhecido apenas em partes da Europa, especialmente na Suíça, onde teria sido inventado, durante o século 17. A receita original é feita com a mistura de queijos sofisticados, como o gruyère e o emmenthal. Por aqui, algumas adaptações foram feitas para adequar o fondue ao nosso paladar e queijos típicos do Brasil, como a muçarela ou o parmesão. Conheça as dicas para preparar um delicioso fondue de queijo e bom apetite.

 

O que você precisa?

500 g de queijo de sua preferência (especialmente ementhal, gouda, gruyère, mussarela parmesão ou prato)

Pão italiano (ou pão francês amanhecido)

2 dentes de alho amassado

1 colher (de sopa) de amido de milho

 

Instruções

1.       O primeiro passo para começar a preparação do delicioso fondue é escolher e separar o queijo que será utilizado. A rigor, qualquer tipo de queijo pode servir para fazer um bom fondue, desde que um dos queijos da combinação seja feito de massa cozida (especialmente os queijos tipos emmenthal, prato e suíço). Comece ralando os queijos em um processador ou ralador comum.

 

2.       Então, dissolva o amido de milho no copo de vinho branco seco. Misture bem e adicione a noz-moscada.

 

3.       No fundo da panela própria para fondue, passe o alho amassado ao redor do recipiente e também no fundo. Ligue o fogo baixo e espere por um ou dois minutos.

 

4.       Em seguida, coloque os queijos e o líquido do tempero. Tenha o cuidado de ir sempre misturando até derreter totalmente o queijo.

 

5.       Não pare de mexer. Logo quando levantar fervura, a mistura deve ficar homogênea. Se a massa estiver com uma consistência muito líquida, dissolva mais uma pitada de amido de milho em um copo de água e insira na panela.

 

6.       A mistura estará pronta quando a massa ficar consistente. Então, é hora de servir. Use sua criatividade. O fondue de queijo é usualmente servido com pão italiano (ou pão francês amanhecido). Também é possível inovar e utilizar carne em pedaços já cozida (patinho, alcatra, filé mignon), frango e camarão.

 

Veja também