Conheça cinco lugares de belezas naturais de Santa Catarina

Região Encantos do Sul traz diversidade cultural e natureza exuberante

 

Encantos do Sul

Santa Catarina é um estado com diversidades características e belezas inigualáveis, reconhecido como um dos mais bonitos do país mesclando culturas e qualidades de vida e encantando seus visitantes. A região Encantos do Sul, composta por 30 municípios, traz um cenário rico em história e natureza exuberante. Conheça alguns desses lugares especiais.

Lauro Müller

Alternativas de belos lugares não faltam. Lauro Muller, uma cidade com rica natureza, bela vegetação e muitos animais silvestres, por onde inicia a magnífica Serra do Rastro. A beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, formam paisagens de rara beleza.

Sua economia está ligada de maneira forte direta à exploração de carvão, mas os setores avícolas, bebidas, transportes, madeiras, frigoríficos e agricultura também se destacam. A produção de vinho, cachaça, melado, açúcar mascavo, carne suína, artesanato, o pão colonial e tantas outras atividades do meio rural, tornam-se ricos atrativos para quem busca a paz, o sossego do interior e a harmonia com a natureza.

Águas Termais

Cidades vizinhas, Tubarão e Gravatal têm algo em comum. Os municípios são sedes de um dos tesouros naturais mais procurados pelos turistas: as águas termais.

Próximo ao mar, Tubarão, atualmente, conta com um dos mais importantes centros comercial e universitário do Sul de SC. Com mais e 100 mil habitantes e diversos museus, a cidade dispõe de insfraestrutura profissionalizada ao turismo. Já Gravatal recebe cerca de 160 mil visitantes por ano. A mistura entre uma paisagem bucólica de cidades pequenas e de aspecto rural, juntamente com as estâncias hidrotermais consagram a cidade como um dos polos turísticos de Santa Catarina.

Com 37°C de temperatura, as águas termais são consideradas relaxantes e recomendadas para diversos tratamentos, como alívio do estresse, regulagem da pressão arterial e recuperação de cirurgias ortopédicas. Tubarão e Gravatal oferecem complexos turísticos que atendem a visitantes e oferecem toda estrutura de descanso e lazer voltado as águas quentes.

A água termal dessa região é considerada de ótima qualidade, comparada com padrões mundiais, isso devido à ausência de sais minerais em altas doses e radioatividade e temperatura que conferem a águas condições ideias apara realização de seus benefícios, como eficácia de comprovada no tratamento de reumatismo, asma, bronquite, hipertensão, entre outros.  

Orleans

Encravada nos morros do Sul de Santa Catarina, Orleans tem uma localização geográfica privilegiada. O município, conhecido como a Capital Catarinense da Cultura, está situado entre o mar, as termas, a Serra do Rio do Rastro e o Planalto Serrano, se destacando por sua cultura italiana e também por traços na gastronomia e vestuário de outras etnias como a alemã, polonesa, letã e portuguesa.

Dentre todas as belezas do município, os pontos turísticos que se destacam são o Museu ao ar livre, as Esculturas do Paredão, a igreja Matriz Santa Otília (uma das principais igrejas dos estados), e Janela Furada (pico mais alto de Santa Catarina). No local se acha instalada a torre de controle aéreo, que norteia os voos em toda a região Sul do País.

O paredão que margeia o Rio Tubarão é um dos mais conhecidos do sul catarinense. O local, aberto em 1883 para da passagem à estrada de ferro Dona Thereza Cristina, contém um conjunto de esculturas, que representam passagens bíblicas, feita pelas mãos de José Fernandes, o conhecido Zé Diabo (em memória), sob a orientação do Pe. João Leonir Dall’Alba.

Serra do Rio do Rastro

Um dos pontos mais elevados e lindo cartão postal de Santa Catarina, atraindo turistas durante o ano todo, é um símbolo do Estado. A Serra do Rio do Rastro, como é conhecida a rodovia SC-390, é uma das estradas mais sinuosas do Brasil. Liga os municípios de Lauro Muller a Bom Jardim da Serra numa extensão total de 12km e contorna os profundos Cânions Ronda e Funil com seus 1.460 metros de altitude em relação ao nível do mar, proporcionando, além de momentos de aventuras, uma visão panorâmica e deslumbrante dessa obra da natureza, que pode ser contemplado do alto do mirante.

O jornal britânico The Guardian listou a Serra do Rio do Rastro como o quinto lugar, entre os dez, amais espetaculares para se conhecer ao redor do mundo.

Veja também