Conscientização ambiental chega às escolas por meio de cartilha educativa do IF-SC Araranguá

Atividade desenvolvida com alunos do curso de Ciências da Natureza será de grande valia, despertando a preocupação ecológica nos jovens

A preocupação em conscientizar a comunidade e, ao mesmo tempo, aproximar os alunos da população, ultrapassando o ambiente acadêmico, é o foco da confecção de cartilhas ecológicas, desenvolvidas por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC) de Araranguá.

 

A iniciativa foi idealizada por 20 alunos dos módulos I e II do curso de Ciências da Natureza, com habilitação em Física, sob a coordenação das professoras Rosabel Bertolin e Naiane Machado Mariano, desde o semestre passado, iniciado com pesquisa em publicações referentes à geologia e meio ambiente em geral.

 

O lançamento da cartilha ocorreu no início de junho na sede do próprio instituto, e contou com a presença de colaboradores e alunos dos cursos vespertinos da instituição. O olhar desprendido do IF-SC não permitiu que a atividade ficasse restrita apenas à sala de aula, mas sim, a estendo para a comunidade, especificamente, às crianças de quatro escolas do município. As instituições escolhidas receberão exemplares da Cartilha do Meio Ambiente, publicação que contém informações importantes sobre os danos causados por poluição à natureza; separação do lixo, além de dicas para cuidar do meio, utilizando o mínimo dos recursos naturais no dia a dia.

 

A professora Naiane destaca que essa realização, ressalta a importância da conservação dos recursos naturais e dos prejuízos em decorrência da ação poluidora do gás carbônico. “Vamos às escolas e levaremos os mascotes. A entrega das cartilhas ainda não tem previsão certa porque estamos esperando a greve parar”, explica.

 

Outro envolvido na criação da publicação educativa do IF-SC é o estudante do módulo II, Rafael Maciel, um dos alunos responsáveis pela criação da torneira, mascote que representa o elemento água. A figura é um dos personagens usados para representar, de forma divertida e didática, temas como energias renováveis (o Mundinho), resíduos sólidos (a latinha de lixo) e o ar (mistura de gases). “A importância da cartilha é criar a consciência ecológica, despertar este lado na comunidade”, reforça Maciel.

 

Para o diretor geral do instituto, Andrei Cavalheiro, a proposta incentivará a nova geração a se empenhar em relação à conservação do meio ambiente. “Minha geração teve pouco esse tipo de conhecimento, mas as crianças de hoje, estão sendo educadas para desde sempre se preocuparem com essa questão. A cartilha conscientiza e dá dicas de ação. E a temática tem que estar presente, independente de haver um curso específico para a área de meio ambiente”, declara.

 

O diretor geral destaca ainda que o IF-SC possui outras ações ambientais como coleta seletiva e que, mais tarde, passará a contar também com um local apropriado para que os alunos possam fazer compostagem. Ambas as ações passam pela organização do Núcleo de Meio Ambiente do IF-SC.

 

Essas iniciativas, além de estarem colaborando com o meio - ambiente, pois trabalha  a redução do lixo produzido pelo Instituto, incentiva à humanização e preocupação sócio-ambiental de cada estudante. As realizações, nesse sentido, demonstram uma real intenção para com a conservação dos recursos naturais de nossa realidade local.

 

Veja também