Coragem sem limites

Aos 44 anos, Jadna Spillere já enfrentou Parapente, Surf, mais de 30 km de Bike, Jiu-Jítsu, Box, Rapel e muitas trilhas

O medo nunca fez parte do dicionário dela, superar obstáculos é seu lema de vida e praticar esportes é a injeção que a faz esquecer dos problemas. Com 44 anos, Jadna Frassetto Spillere está sempre disposta a encarar um novo desafio, pois, de acordo com ela, a vida é muito curta para não aproveitar ao máximo.

 

Indagada sobre quais esportes pratica, o sorriso tomou conta dos lábios de Jadna e, com muito bom humor, respondeu: "É mais fácil perguntar quais eu não pratico".

 

Mãe de dois filhos, Bárbara (19) e Júnior (15), ela já enfrentou Parapente, Rapel, Surf, mais de 30 km de Bike, Jiu-Jítsu, Box e muitas trilhas. "Não tenho medo! Ao invés de ficar nervosa, é essa adrenalina que me acalma", declara.

 

Algumas dificuldades são inevitáveis. Segundo Jadna, na prática do Rapel,  o cansaço da subida é, geralmente, seu pior inimigo. Ela descobriu isso após enfrentar uma subida de 45 metros para fazer Rapel na Cachoeira da Magia, em Praia Grande. "Para mim, a subida é mais difícil porque preciso de mais fôlego e mais força", afirma.

 

De onde veio o amor pelo esporte?

 

Aos 16 anos, mas sempre muito decidida, começou acompanhar o irmão (em memória) em trilhas de moto em Nova Veneza. Após uma pausa na conversa e uma risada de boas lembranças, ela brinca: "As pessoas pensam que eu sou louca, mas ele era mais louco que eu". Foi esse irmão quem inspirou a carismática esportista e a fez se interessar pelo hobby.

 

A prática começou por curiosidade e, hoje, tornou-se uma paixão. "Eu morreria feliz, se morresse praticando esporte", fala sem nenhuma sombra de dúvidas. Conforme ela, descer pendurada em uma corda de quase 50 metros proporciona um bem estar incrível e uma paz interior.

 

Realizar esse tipo de atividade é recomendado para todas as idades, mas, conforme o instrutor do grupo Na Trilha dos Canyons, Sérgio Lopes, alguns cuidados são necessários. "A pessoa que quer praticar Rapel precisa ter um preparo físico e saber qual o seu limite", orienta.

 

Ele comenta que Jadna é um exemplo de superação. "Enquanto as pessoas mais velhas não têm mais ânimo para nada, ela está aproveitando a vida da melhor forma possível e dá um "banho" em muitas pessoas mais jovens", ressalta.

 

Próximo passo é pular de paraquedas

 

A coragem de Jadna não tem limites. Ela revela que ainda quer andar de skate e mergulhar, mas que seu maior sonho é pular de paraquedas. No entanto, além de vencer o friozinho na barriga, a esportista também precisa enfrentar a família. "Meu marido é contra, mas com o tempo eu convenço ele", acredita.

 

Enquanto isso, para manter o pique, ela frequenta academia, faz aulas de Zumba e pedala. Às mulheres que não têm coragem de sair da rotina do dia a dia, a empresária recomenda deixar de frescuras e curtir a vida. De acordo com ela, o segredo é conviver com pessoas que a façam se sentir bem.

 

Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

*Esta e outras matérias você encontra na 48ª edição da revista Pocket Fashion!

Veja também