Criciúma comemora 137 anos de colonização

Aniversário da cidade foi celebrado na Catedral São José

 

O aniversário de Criciúma foi comemorado de forma especial. Nesta sexta-feira (6), uma missa realizada na Catedral São José, no Centro, relembrou a chegada dos primeiros imigrantes na cidade. O evento foi prestigiado pela comunidade, que presenciou o corte do bolo de 137 anos do maior município do Sul do Estado de Santa Catarina. 

Ministrada pelo padre Antônio Júnior, a cerimônia religiosa reuniu autoridades municipais. “Temos que agradecer por mais um ano de nossa cidade. A época que nosso país atravessa é difícil, mas Deus nos ensina que devemos orar por nossos governantes e pela nossa terra”, comenta. 

Acompanhado da primeira-dama e presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Adriana Salvaro, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, relembrou o esforço das primeiras famílias italianas que desembarcaram na cidade. “Tenho em mente as histórias que meus avós contavam. Criciúma significava esperança para os europeus que chegavam aqui após deixar um lugar cheio de problemas na época”, ressalta.

Após o término da missa, os fiéis se concentraram em frente à Catedral para cantar os parabéns e realizar o corte do bolo comemorativo. A celebração contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Fabris, do ex-prefeito Altair Guidi, da deputada federal Geovânia de Sá, de vereadores de Criciúma, além de secretários da Administração Municipal.

Criciúma: uma aurora brilhante

Conhecida nacionalmente como capital brasileira do carvão e do revestimento cerâmico, Criciúma foi fundada em 6 de janeiro de 1880. As famílias Barbieri, Benedet, Billezimo, Casagrande, Dario, Darós, De Lucca, Martinello, Meller, Milanese, Milioli, Netto, Ortolan, Pavan, Piazza, Pierini, Pizzetti, Scotti, Sonego, Tomé, Venzon e Zanette, todas oriundas do Norte da Itália (cidade de Vêneto), desbravaram as terras e aqui se instalaram, totalizando 141 pessoas. A cidade recebeu o nome de Cresciuma devido à uma planta local.

Chegando à cidade, vindos de Urussanga, iniciaram os trabalhos para o desenvolvimento local. Com muito esforço e dedicação a localidade foi ganhando forma. Por volta de 1890, chegaram imigrantes de outras nacionalidades, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do município, que na época ainda era uma colônia.

Em 1892, o local passa a ser distrito da cidade de Araranguá. A partir de 1914, o distrito de Criciúma ganha maior visibilidade, por passar a explorar o carvão de pedra, ao mesmo tempo em que são realizadas as obras de implantação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, contribuindo ainda mais para seu progresso.

Em 4 de novembro de 1925, por meio da Lei nº 1516, a cidade se desmembrou de Araranguá, sendo instalada no dia 1º de janeiro de 1926.

Hoje o município conta com um comércio forte e estruturado, além de indústrias, agricultura e pecuária, que são encontrados em diversos bairros da cidade. Esse fator torna Criciúma um dos municípios com maior Produto interno Bruto (PIB) per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina e do Brasil, por cidade de médio porte.

Texto: Émerson Justo e Milena dos Santos
Fotos: Jhulian Pereira 

 

Veja também