Dieta Dukan: O segredo de Kate middleton e Jennifer Lopes

Conheça a alimentação milagrosa que afasta o efeito sanfona

 

Muitas dietas oferecem o corpo perfeito, mas após o período da dieta o efeito sanfona aparece todo o ganho acaba dando bye, e as gordurinhas voltam. A dieta Dukan promete esquecer o efeito sanfona, além de deixar de lado a necessidade de ficar comendo só alimentos da dieta para manter o corpinho.

A dieta Dukan, criada por Pierre Dukan, foi inspirada na famosa dieta Atkins dos anos 60 porém não indica a alimentação com carnes gordas (ponto criticado por médicos e mnutricionistas na época). Ela funciona em 4 etapas:

1ª etapa: Ataque

É a fase em que preparamos o corpo para a nova dieta. Dura em torno de 5 a 7 dias e ajuda o corpo a responder melhor a alimentação.

Alimentos liberados 

Na primeira fase, você pode variar o cardápio com oito categorias de alimentos: 

Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas. 
Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho. 
Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos. 
Miúdos: fígado, rim e língua de vitela. Frutos do mar: camarão, lula e marisco. 
Frios: presunto magro, presunto de frango e peito de peru light. 
Laticínios: queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. (duas porções por dia, no máximo). 
Ovo: dois por dia, no máximo. 
Água é importante: ela facilita o funcionamento dos rins e evitar que fiquem sobrecarregados com a proteína. Beba de 2 a 3 litros por dia. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar). 
Temperos: você pode usar ervas, alho, cebola e alho para preparar a comida e o mínimo de gordura (azeite, de preferência) para refoga.

 

2ª etapa: Transição

Nessa fase você pode adicionar legumes e verduras na alimentação, alternando os dias, seguindo em um dia o cardápio da fase 1 e no outro da fase 2. Você vai decidir quanto tempo vai durar essa fase, baseada na quantidade de peso que quer perder.

3ª etapa: Consolidação

Depois de perder a quantidade de peso desejada pode iniciar a fase 3. Ela é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 5 quilos, deve seguir essa fase por 5 vezes 10 dias, ou seja, 50 dias. Proteínas e vegetais continuam sendo prioridade, sem a necessidade de alternância. 

 

*Introduza as frutas e duas fatias de pães uma vez ao dia. Tubérculos e cereais integrais podem ser consumidos em duas refeições na semana. 

Esta fase também dá direito a duas refeições semanais “liberais”, quando é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Intercale ao menos uma refeição entre essas duas liberais. E, por medida de segurança, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase 1.

4ª etapa: Estabilização

É a ultima etapa, nela você pode comer o que quiser, mas sempre repetir a primeira etapa pelomenos uma vez por semana para não voltar a engordar. Também é indicado o consumo diário de fibras solúveis (farelo de trigo e de aveia) para saciar e manter o intestino saudável.

 

Veja também