Dieta: mitos desvendados

Várias táticas para emagrecer podem estar sabotando seu corpo dos sonhos

Saiba que várias táticas para emagrecer (defendidas por especialistas há anos) podem estar sabotando seu corpo dos sonhos. Para te ajudar, contamos o que é verdade e damos o caminho para um corpo enxuto.

 

1· A genética determina seu corpo

A verdade: sabe a frase "Tenho tendência a engordar"? Bem, chegou a hora de absolver a genética. Os genes levam apenas 30% da culpa pelo seu peso. Os hábitos do dia a dia, como praticar exercícios e comer de forma saudável, têm influência muito maior.

 

2· Ingerir carboidrato à noite engorda

A verdade: o relógio biológico de cada um funciona de uma maneira. Ou seja, de nada adianta ficar sem carboidrato após as 18 horas se seu dia vai até tarde, porque seu corpo vai precisar de energia. O ideal é fazer a última refeição duas horas antes de deitar, com 60% de carboidrato.

 

3· O peso volta se você emagrece rápido

A verdade: dietas que fazem secar muito rápido assustam o organismo, que acumula tudo o que perdeu assim que você volta a comer normalmente. Solução? Invista na reeducação alimentar!

 

4· Pequenas refeições no dia aceleram o metabolismo

A verdade: aquele conselho de comer de três em três horas para manter o organismo a todo vapor não é regra para queimar mais calorias. Na verdade, o hábito faz seu corpo permanecer em constante fase de absorção: a insulina é liberada de maneira constante (mais açúcar entrando nas células), o que dificulta esvaziar os estoques de gordura.

 

5· Comer pouco reduz o estômago - e a vontade de comer

A verdade: as dimensões do seu estômago não diminuem quando você deixa de comer - nem aumentam! Aquela sensação de barriga inchada quer dizer apenas que o órgão está dilatado momentaneamente. A única maneira de reduzir o tamanho do estômago (e o espaço disponível para a comida!) é por meio de cirurgia ou colocação de anel ou balão gástrico.

 

6· Dieta vegetariana é melhor que carnívora

A verdade: cortar a proteína animal do cardápio ou qualquer outro grupo alimentar não é recomendado para a saúde. Vitaminas como as do complexo B, principalmente a B12, estão presentes, sobretudo em alimentos de origem animal, assim como o ferro.

 

Esta e outras matérias você encontra na revista Pocket Fashion!

Veja também