Dieta pós-férias

Cardápio especial ajuda a voltar à rotina de forma saudável e perder quilos extras

Com a fartura das festas de fim de ano e a mordomia das férias, é comum que os quilos extras apareçam.  A alteração na alimentação, seja na quantidade ou na qualidade, além de prejudicar o corpo pode trazer consequências ainda mais sérias para o organismo. Mas isso não é motivo para entrar em desespero. A nutricionista de Forquilhinha, Poliana Minatto, ensina como desintoxicar e voltar à rotina da melhor forma possível.

 

O maior erro cometido durante as férias, segundo a nutricionista, é o exagero na ingestão de doces, alimentos industrializados, comidas gordurosas e refrigerantes. "Como tudo que entra tem que sair, após esse período, o ideal é que se passe por um processo de desintoxicação", alerta.

 

Como desintoxicar?

 

A receita básica para limpar o organismo consiste em beber muito líquido. "Aposte nos sucos detox, água, muitas frutas e verduras, sucos naturais e água de coco", indica Poliana.

 

Dica de suco de detox: Couve folha, suco de laranja, 1 colher de mel, 1 colher de linhaça dourada e água.

 

------------------

Para voltar à rotina de forma saudável e reparar os "estragos" das férias, a nutricionista dita os mandamentos básicos para uma boa refeição.

 

Café da manhã

1 carboidrato - pão integral - ricota ou queijo branco - evitar refinados - café com leite desnatado - frutas.

 

Almoço

1 carboidrato - arroz integral ou branco - frango ou carne de gado grelhados - feijão - saladas e verduras a gosto - suco natural.

 

Lanche da tarde

Frutas secas (nozes, damasco...) - iogurte desnatado.

 

Janta

Sopa de legumes - alimentos leves - salada variada - frutas.

 

Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

Veja também