Dieta Slow Nutrition: descasque mais e desembale menos

Movimento que prega uma alimentação saudável, sem industrializados

Esqueça as dietas da moda. Na contramão dos modismos nutricionais e da correria dos tempos modernos, um movimento que prega uma alimentação saudável, sem industrializados e, mais importante, feita “com calma” ganha forças: conheça o Slow Nutrition.

O método coloca em questão a atual dinâmica do mundo: as pessoas estão sempre ‘correndo’, porém nada deveria ser feito com pressa, principalmente quando falamos do nosso corpo e da nossa saúde.

Para isso é necessário que  se descasque mais e desembale menos. Claro que industrializados vieram para facilitar nossa vida e a grande maioria não consegue excluí-los totalmente da dieta, mas eles não devem ser a base da alimentação. Nem eles, nem grãos geneticamente modificados, refinados.

O Slow Nutrition preza pela comida ancestral, essa que nossos bisavós chamavam de comida, com a gordura natural dos alimentos. O conceito de comida de verdade serve pra todos, basta restrinjir alguns alimentos para um resultado corporal mais satisfatório.

No cardápio Slow Nutrition perfeito comemos quando temos fome e até a saciedade, e  horas de jejum são permitidas. Prioriza-se orgânicos, ovos caipira e frutas no café da manhã, salada, legumes feitos de diversas (e gostosas!) formas e alguma proteína animal, mesmo com a gordura natural. Wafflee feito com farinha de amêndoas com café preto, abacate ou castanhas, ou ainda outras receitinhas que podem  fazer parte do lanche da tarde e, no jantar, o mesmo que o almoço ou uma salada com proteína e muitos ingredientes da lista dos super foods. Claro que ninguém começa nesse nível. A dieta é evolução, esse é o protocolo avançado, em geral o começo é mais leve.

Quando você come de forma lenta, prestando atenção no que está consumindo, saindo do automático, priorizando comida de verdade os benefícios são imensuráveis. Várias doenças são relacionadas com a alimentação, várias dores são evitáveis quando comemos o que é ideal para nós, sempre respeitando a individualidade bioquímica de cada um.

Existe contra  indicações para seguir o Slow Nutrition?

Não existe contra indicação para o ser humano comer a comida que passou milhares de anos comendo, mas que há uns 100 anos vem sendo modificado bruscamente. Comida de verdade, Low Carb High Fat e Paleo podem estar em pauta agora, mas modinha mesmo foi inserir light e diet na alimentação da população a fim de emagrecer e ser mais saudável. Precisamos resgastar o que sempre esteve aí, só que agora com o nome Slow Nutrition  e com um foco maior na estética.

Veja também