Diferença entre Champagne, Espumante, Prosecco e Cava

Diferença entre Champagne, Espumante, Prosecco e Cava

Os espumantes são a vedete das confraternizações. As bebidas que borbulham tornam qualquer comemoração mais animada.  É a opção perfeita para quem deseja descomplicar a escolha do vinho para uma refeição, acompanhando bem desde entradas, pratos principais leves ou pesados, e sobremesa. Isso se deve à acidez da bebida, que faz a limpeza da boca e permite novas combinações.

No Brasil, algumas pessoas ainda têm o hábito de chamar qualquer bebida que borbulhe de “Champagne”.  Você sabia que para ser chamado de champagne, o vinho precisa ser produzido na região francesa do mesmo nome, com uvas específicas? Assim como só devem ser chamados de “Proseccos” os vinhos produzidos com a uva prosecco na região de Veneto, norte/nordeste da Itália. Já a “Cava” é um tipo de espumante produzido na Espanha. Embora não haja uma região delimitada para a produção desse espumante, as uvas utilizadas devem ser específicas.

Então, Champagne, Proseccos e Cavas são espumantes. Espumante nada mais é que um vinho que passa por duas fermentações. Depois da primeira fermentação, que transforma o açúcar natural da uva em álcool, é realizada uma segunda fermentação, para gerar o gás natural responsável pela borbulha (perlage), que não existe nos vinhos chamados “tranquilos". Essa fermentação pode acontecer na própria garrafa (método Champenoise ou Tradicional/Clássico), ou em tanques de aço inox (método Charmat).

 O Brasil é um respeitado produtor de espumantes. O clima do Rio Grande do Sul, mais frio, aliado à boa adaptação das uvas Chardonnay e Pinot Noir e ao domínio das técnicas de elaboração, resultam em espumantes de muita qualidade, hoje reconhecidos mundialmente.

PASSO A PASSO PARA GELAR, ABRIR E SERVIR UM ESPUMANTE

Você sabe como gelar um espumante? Você sabia que o estouro da rolha provoca a perda de gás e de aromas do espumante? Qual a melhor forma de servir a bebida? Veja essa e outras dicas do sommelier Renato Vinhal, da importadora de vinhosCasa Rio Verde, de Belo Horizonte.

Para gelar - A forma ideal de gelar um espumante não é a geladeira nem o freezer. Coloque a bebida em um balde grande com gelo e água em partes iguais. Não deixe a garrafa mergulhada inteira na água gelada. Uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá redução de 5 graus na temperatura, que corresponde a 60 minutos em geladeira.

Além da acidez os espumantes também têm o gás, e por isso devem ser servidos bem frios.  Nature, Extra Brut e Brut devem ser servidos entre 8ºC e 12ºC. Demi-sec e doce entre 4ºC e 8ºC.

Para abrir - Diferente de um vinho “tranquilo”, a garrafa de espumante abriga em seu interior uma enorme pressão. É preciso tomar cuidado para que a rolha não saia de forma violenta e provoque algum acidente.

A primeira dica é não agitar a garrafa. Após o espumante atingir a temperatura desejada, retire a cápsula (papel-alumínio). Em seguida, retire a gaiolinha de arames que circunda a rolha. Mantenha o polegar sobre a rolha e segure firme, girando a garrafa lentamente. Uma vez solta a gaiola, não a remova, pois ela deverá sair junto com a rolha. Após os primeiros giros, a rolha começará a sair. Controle-a com firmeza e lentamente. Se quiser, utilize um pano limpo e seco para cobrir a rolha durante a sua remoção.

 Barulho ou não barulho? O estouro do espumante é sempre um momento de alegria nas festas, mas um “pecado” para quem aprecia a bebida, já que o gás vai embora prejudicando os aromas e o sabor. Após servido, também não gire a taça de espumante, como se faz com os brancos e tintos.  Se o objetivo é o barulho, faça isso com uma sidra. Se não, deixe para brindar com as taças.

Como servir -  As taças de estilo flûte, finas e compridas, valorizam as borbulhas da bebida. Segure a taça pela haste, para que a temperatura da mão não interfira na do espumante, e faça o serviço lentamente, assim não se perde o gás. Não encha mais que dois terços da taça.

O que não faltam são motivos para desfrutar de uma taça de espumante.  Fazer isso da maneira correta vai  fazer desses momentos ainda mais especiais.

Texto: Sortimentos Comunicação

Foto: Vida de Turista

Veja também