Distúrbios do sono e como eles podem afetar a saúde são debatidos em evento virtual da Unesc

Seminário ocorrerá neste sábado e será aberto ao público em gera


Qual a relação entre dormir mal e desenvolver problemas de saúde? A resposta para estas e outras perguntas do gênero serão dadas neste sábado (20/3), durante o 1º Seminário da Liga de Fisioterapia Neurofuncional (Lafineuro) da Unesc, com o tema “Distúrbios do Sono e suas Implicações no Sistema Nervoso”. O evento será totalmente virtual e gratuito. Os interessados poderão se inscrever no site https://doity.com.br/i-seminario-lafineuro-unesc até sexta-feira (19/3). O link para acesso ao evento estará disponível aos inscritos de quinta a sexta-feira (18 e 19/3).

O Seminário ocorrerá das 9 às 12 horas e trará quatro profissionais e pesquisadores do tema para apresentar os mais recentes estudos científicos sobre o tema central do evento.

Segundo a coordenadora do evento, professora do curso de Fisioterapia, Évelin Vicente, de 15 a 21 de março é comemorada a Semana Mundial de Conscientização do Cérebro e o evento está relacionado à data. “Sabemos que alterações do sono podem estar ligadas diretamente a diversos sistemas, inclusive o nervoso central e vai dificultar o funcionamento de diversos órgãos e por isso a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do sono como aliado do bom funcionamento do organismo”.

Na abertura dos trabalhos, a professora do curso de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente, vai abordar “A Neurofisiologia do Sistema Visual e suas Implicações no Sono e na Vigília”. Doutora em Neurociências, Évelin é fisioterapeuta , especialista em Fisioterapia Neurofuncional e coordenadora do Grupo de Apoio de Criciúma da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz /Regional SC.

Em seguida, a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS), Josiane Budni ministrará palestra sobre “Distúbios do Sono, Envelhecimento e o Desenvolvimento de Doenças Neurodegenerativas”. Doutora em Bioquímica, Josiane tem formação em Farmácia e Análises Clínicas, é coordenadora adjunta do curso de Biomedicina da Unesc e líder do Grupo de Pesquisa em Doenças Neurodegerativas.

Após a palestra de Josiane, a professora da Faculdade Inspirar, Geciely Munaretto irá abordar os “Distúrbios do Sono em Crianças”. Ela, que é doutora em Saúde da Criança, é diretora presidente da Associação Brasileira de Fsioterapia Neurofuncional (Abrafin) e membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-10).

O evento encerrará com o debate sobre “Qual a Relação dos Distúrbios do Sono com a Doença de Alzheimer?”, liderado pelo professor do curso de Fisioterapia da Unesc Bruno Peruchi. Ele, que é doutorando em Ciências da Saúde, é membro do Departamento de Fisioterapia nos Distúrbios do Sono da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir/BR) e da diretoria da Assobrafir Regional/SC.

Inscrições
https://doity.com.br/i-seminario-lafineuro-unesc

Fonte e Imagem: Milena Nandi / Agência de Comunicação da Unesc

Veja também