Dores de cabeça?

A culpa pode ser do seu monitor

Se você passa mais de nove horas do dia na frente da tela de um computador, tablet, smartphone ou de uma TV, talvez seja o momento de desviar o seu olhar.

 

Estudos da ONG Visual Council comprovaram que 68% dos jovens da geração millenial (1981-1996) e 63% dos adultos da geração X (1965-1980) estão sofrendo os sintomas da chamada Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

 

O SVRC é uma doença que atinge, principalmente, jovens e jovens-adultos e está relacionada ao desconforto visual que muitos indivíduos sentem ao passar mais de duas horas na frente de uma tela digital.

 

De acordo com a pesquisa da Visual Council, os dispositivos digitais mais utilizados são a televisão (76,6%), o smartphone (69,4%), o notebook (57,8%) e o computador de mesa (52%).

 

Causas e sintomas

 

Os principais sintomas do SVRC são cansaço, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento visual e dor de cabeça. Além disso, a visão pode ficar turva e a pessoa pode ter a sensação de algum corpo estranho estar na região dos olhos.

 

Existem dois fatores principais relacionados à síndrome. O primeiro deles é que um indivíduo pisca menos quando está olhando para uma tela digital e isso pode causar ressecamento ou irritação nos olhos.

 

Segundo, a luz azul emitida por monitores digitais aumenta a tensão ocular. Segundo o Visual Council, a exposição constante à luz azul pode danificar as células da retina, ampliando o risco da pessoa ter algum tipo de deficiência visual.

 

Soluções

 

A maneira mais simples de evitar a síndrome é fazer pausas na visualização dos monitores digitais por um período.

 

O Visual Council recomenda seguir a regra 20-20-20. A cada 20 minutos na frente de uma tela digital, a pessoa deve fazer um intervalo de 20 segundos e olhar para qualquer objeto a pelo menos 20 pés (6 metros) de distância.

 

Já o Portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) aconselha o indivíduo a fazer pequenas pausas, de 5 a 10 minutos por hora, de preferência fixando o olhar em algo distante.

 

Além disso, a SBO sugere a interrupção por períodos mais longos para quem fica mais de 4 horas na frente dos monitores digitais.

 

Para quem tem dificuldade de saber quando deve fazer as pausas, existe um software chamado SmartBreak que pode ajudar. Ele monitora o tempo da pessoa à frente do computador e a avisa quando é preciso parar.

 

Outro jeito de não ter a síndrome ou diminuir os sintomas é o ajuste das configurações da tela do computador, tablet ou smartphone.

 

O aplicativo F.Lux faz a cor da tela do computador se adaptar à hora do dia para que a luz do monitor fique parecida com a do sol. Além disso, alguns tablets possuem a opção de mudar a cor do display para bege ou preto.

 

Finalmente, quem já usa óculos de grau deve falar com o oftalmologista sobre a utilização de lentes especiais que podem reduzir a fadiga ocular digital. 


Exame.

Veja também