E se pudéssemos controlar as emoções?

Com Biofeedback e Neurofeedback você treina seu cérebro para isso!

Técnicas de biofeedback e neurofeedback oferecem habilidades às pessoas, como crianças e adultos, auxiliando-as a gerenciar eficazmente  a raiva e a agressividade e ter alta performance no controle das suas habilidades emocionais.

 

As pessoas podem acompanhar suas respostas fisiológicas e, assim, aprender a ter controle sobre as mesmas. O Neurofeedback também ajuda a criar uma ligação mais forte entre as áreas emocionais e áreas executivas do cérebro, permitindo que as pessoas ganhem um sistema de “verificação” ou “autorregulação” apropriada. A raiva é então, expressa numa adequada e propícia forma racional. A comunicação torna-se mais clara e a compreensão de seus sentimentos e emoções mais rápida eficiente para responder às suas necessidades.

 

É muito comum às crianças, externalizarem a raiva, expressando-a através de comportamentos agressivos e problemáticos. O Biofeedback, com o uso de um programa de jogo de vídeo, ajuda a construir uma ligação mais forte entre o mesencéfalo (centro emocional) e o cérebro anterior (centro de controle executivo), ensinando-o a controla-se gradativamente.

 

Como funciona?

São colocados na criança sensores no couro cabeludo ou na parte frontal em determinadas áreas da cabeça para ler a atividade das ondas cerebrais, tais como Alfa, delta, beta e ondas hibeta.  O vídeo com jogos, gráficos, músicas e imagens, não avançará se ele ou ela não permanecer ativo e focado (ondas beta). Se ele ou ela ficar ansioso ou distraído (as ondas são: ondas hibeta), ou começar a se sentir cansado ou com devaneios, as ondas que prevalecem são (ondas delta), fazendo o jogo parar de funcionar e parar de aprender a regular. No entanto se começar a focar e se concentrar o jogo continuará, ensinando o cérebro o caminho correto da autorregulação.

 

A criança aprende a descobrir um meio em que ele ou ela se sente focado e ao mesmo tempo calmo e no controle do funcionamento de seu cérebro.

 

Para que possa ser construída uma forte ligação de equilíbrio entre o mesencéfalo e prosencéfalo seria necessário permitir que uma criança ou um adulto, possam obter um melhor controle sobre suas respostas emocionais e comportamentos de agressividade e raiva.  Observou-se em consultório psicológico após a utilização do Biofeedback, que normalmente em poucas sessões, já podem ser observado às mudanças e a canalização de uma forma mais saudável e adequada das respostas emocionais progressivamente.

 

O Biofeedback também ensina a respirar corretamente como uma técnica de relaxamento. Respirar profundamente pelo diafragma e concentrando-se em cada inspiração e expiração, dá a mente, a chance de voltar atrás com a situação e revê-lo objetivamente, ao invés de reagir impulsivamente fora de emoções intensas. É uma técnica de pesquisa testada em tempo real, e capacita as pessoas a aprender a melhor resposta de controle, que muitos acreditam ser automática ou incontrolável. Se você ou alguém que você ama está tendo problemas com a raiva e agressividade, considere biofeedback como um tratamento potencial de ajuda.

 

Desta forma, o Biofeedback e Neurofeedback são capazes de suprimir sintomas de:

·         Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH/DDA;

·         Controle de crises convulsivas na epilepsia;

·         Prevenção de cefaléias de tensão e enxaquecas;

·         Depressão e outras perturbações do humor;

·         Perturbações do sono; como insônia e hipervigilância;         

·         Estresse;

·         Ansiedade e pânico e fobias;

·         Falta de concentração;

·         Fadiga, dor/fibromialgia;

·         TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.

 

 

Informações:

Psicóloga Dilani Mota
Fone: (48)3524-0803 ou (48)96953535
Email:psicodi@engeplus.com.br
Rua Virgílio Moisés Geremias,805, Urussanguinha- Araranguá/ SC

 

Essa e muitas outras matérias você encontra na Revista Pocket Fashion!* 

Veja também