EcoSimple recicla resíduos da indústria têxtil

Restos antes considerados apenas lixo ganham vida e utilidade

 

Com demanda cada vez maior no mercado nacional, a EcoSimple, de Americana/SP, dedica-se exclusivamente à fabricação de tecidos eco-friendly. Reconhecidos no segmento do vestuário, os tecidos sustentáveis beneficiam também outros setores, já registrando grande aceitação nas áreas de acessórios, calçados e decoração. “Temos um processo inovador, que faz da EcoSimple uma empresa de vanguarda, pois desenvolve um processo totalmente diferenciado de produção sustentável. Atualmente, nossos tecidos são utilizados por algumas das melhores e mais conscientes marcas do Brasil e do exterior”, diz o Diretor da empresa, Cláudio Rocha.

 

Pioneira na fabricação de tecidos 100% sustentáveis, a EcoSimple inicia seu processo produtivo com a coleta e separação de resíduos (sobras e aparas) descartados por indústrias têxteis da região de Brusque/SC, um dos principais polos brasileiros de produção de malhas. Esta etapa do trabalho é realizada por cooperativas, que entregam à empresa os resíduos separados por cor. A separação é fundamental para a sustentabilidade do processo, pois a pigmentação já existente nas aparas se mantém e dá cor aos novos fios que serão produzidos. A medida também evita o uso de novos produtos químicos para dar cor aos tecidos, e reduz drasticamente o uso de água na produção.

 

Já na tecelagem, que fica em Americana/SP, os resíduos têxteis são transformados em novos tecidos por meio dos processos de moagem e desmanche, limpeza e transformação, fiação e tecimento. Nesta etapa, fios oriundos da reciclagem de PET também são aplicados na produção, junto com os fios de algodão reciclado. “Cada metro de tecido EcoSimple produzido elimina 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas pet do meio ambiente”, ressalta o Diretor.

 

 

Fonte: Ecosimple

Veja também