Ein prosit ao sucesso da Oktoberfest Criciúma!

Maior festa alemã do Sul se consagra em números e confirma próxima edição

Fotos: Ápice Comunicação e Daniel Amante

Ein prosit (um brinde) ao sucesso da Oktoberfest Criciúma! Em sua segunda edição, a maior festa alemã do Sul catarinense encerra com expectativa de público alcançada, se consagra como evento para toda a família, se fortalece no calendário da região como a melhor opção para o mês de outubro no Sul e é mais um fomento à economia da cidade e região.

Não somente quem respirou e trabalhou nesses quatro dias de evento é quem lucra. Dos hotéis ao “tio” do espetinho que fica na porta do Parque das Nações, como taxistas e motoristas de aplicativo também ganharam com a Oktober Criciúma.

Os números comprovam o sucesso. De quinta-feira à noite, assim que abriu os portões até a tarde deste domingo, foram cerca de 50 mil pessoas circulando na área de 13 mil metros. Para essa multidão, o melhor da gastronomia germânica. Foram comercializados em torno de 20 mil litros de chope e mais de 14 mil pratos, tudo com preços acessíveis, outra característica da festa. Nos bastidores, um batalhão. Mais de 450 pessoas trabalhando por dia.

E para facilitar, o cartão pré-pago de consumação foi também uma das novidades mais elogiadas e caiu na graça do público. Facilidade e sem filas para curtir mais a festa. A Oktoberfest Criciúma também foi marcada pela solidariedade. Por meio do ingresso solidário, toneladas de alimentos foram doadas à Cruz Vermelha. O tempo até cooperou, mas a estrutura já estava preparada, com 7 mil metros de área coberta, caso a chuva aparecesse.

As bandas, Cavalinho, Vox3, CIA Musical, Humanação, Banda Uhul, Bier Capelli, Freund Musikanten, Baldoinos e dj´s embalaram a festa. O público se divertiu e muito com as brincadeiras e competições, como serra tora, papa salsicha, chope em metro, máquina de tortura, corrida e arremesso de barril e carrinho de mão. A realeza, os mascotes Fritz e Frida, assim como as apresentações culturais e étnicas de grupos locais e da região abrilhantaram ainda mais esta edição.

Dever cumprido

“Chegar ao fim não é somente uma sensação de alívio, pois foram dias intensos e noites sem dormir e um planejamento que vem desde a edição anterior, como também a sensação de dever cumprido. Conferir de perto que o público gostou, dançou, se divertiu, trouxe toda a família, parabenizou a estrutura e organização, assim como as opções de bebida e gastronomia, é impagável. Só nos dá mais estímulo a planejar a próxima, que será ainda melhor”, declarou um dos organizadores, Tiago Pasetto.

“A Oktoberfest Criciúma é uma festa para toda a família e podemos comprovar isso. Famílias inteiras compareceram e as crianças curtiram e brincaram muito. Só temos a agradecer a quem veio conferir de perto. A Oktoberfest Criciúma não é a nossa festa, é a festa de toda cidade e região”, complementa o também organizador, Filippe Réus.

A Marcia Custódio, o marido Gean, e o filho Gustavo, de oito anos, vieram de Jaguaruna para a Oktoberfest Criciúma e deram nota máxima. “Dez, com certeza. Éramos adeptos antes de ter o Gustavo da Oktoberfest de Blumenau e o que mais nos encantava era o clima familiar, a gastronomia e o chope, é claro. Aqui também encontramos tudo isso e mais pertinho ainda da gente. Pretendemos voltar, com certeza”, afirmou.

“Um espetáculo”. Assim definiu o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Serginho Zappelini e, de festa boa, ele entende. “Movimenta a cultura e o turismo da nossa cidade. Só temos a agradecer a estes seis jovens empreendedores por terem acreditado, valorizado e investido no evento. Além de tudo, a Oktoberfest Criciúma mobiliza diversos segmentos e gera renda. Que a ideia se espalhe por outras etnias, pois todos têm a ganhar”, disse.

Realeza é escolhida

Como mais um comprovante de sucesso a edição 2019 já está confirmada e já tem a sua realeza. Com um jurado que entende de beleza e desenvoltura, a rainha e as duas princesas da próxima Oktoberfest Criciúma foram escolhidas na tarde deste domingo. Do loteamento Bosque do Repouso, em Criciúma, Danielle Machado, de 19 anos, é a nova rainha da festa mais alemã do Sul catarinense.

“É um orgulho poder representar esta festa. Sinto-me honrada, estou ciente da responsabilidade, mas estou pronta e que venha a próxima Oktober Criciúma”, declarou a nova rainha. A Nataly Evangelista, do Bairro Pinheirinho, de Criciúma, e a Danielle Dimas Francisco, de Içara, são a primeira e segunda princesas, respectivamente.

Release: Talise Freitas | Ápice Comunicação

Veja também