Emoção marca a inauguração da Praça Silvia Zorzanello

Uma Homenagem à uma das personalidades mais importantes e influentes de Gramado

 

Foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 26 de novembro, a Praça Silvia Zorzanello em Gramado. A cerimônia foi marcada pela emoção, além de muitas recordações. Amigos e familiares de Silvia Zorzanello, autoridades e comunidade prestigiaram a cerimônia que teve o descerramento da placa em homenagem a professora e empresária que faleceu em 2010 e é uma das personalidades mais importantes e influentes de Gramado e da Região das Hortênsias.

A mãe de Silvia, Dona Zely, o viúvo da empresária, Enoir Zorzanello, a irmã Suzana e o cunhado Pedro Bertolucci, os filhos Vinícius e Eduardo, e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara, além de noras, e demais familiares se mostraram bastante emocionados durante toda a cerimônia. Foi difícil segurar as lágrimas em diversos momentos.

Ao som do violino, o maestro Allan John Lino tocou algumas músicas. Silvia Zorzanello era fã deste instrumento musical. Os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara receberam flores e distribuíram para os convidados. A empresária Marta Rossi, que há 28 anos, fundou a empresa Rossi & Zorzanello ao lado de Silvia, também participou da cerimônia.

O prefeito em exercício, Luia Barbacovi, lembrou que a ação é uma das últimas inaugurações da atual gestão municipal e ressaltou a importância histórica de Silvia para Gramado e também para o Rio Grande do Sul, principalmente na área da Educação e Turismo. Segundo ele, “Silvia é uma referência para Gramado no Brasil e no exterior”.

A secretária de Cultura, Michele Scariot, que comandou a ação, se emocionou ao lembrar da primeira vez que viu Silvia Zorzanello, recebendo os convidados em uma das edições do Chocofest.

“É motivo de orgulho a gente poder passar por aqui e enxergar o nome da mãe. A Silvia representava esta essência, dignidade, uma capacidade de atuar em diferentes setores da comunidade sempre de forma destacada”, comentou o filho Eduardo Zorzanello.

A Praça

A Praça Silvia Zorzanello é uma bela área localizada ao lado do lago Joaquina Rita Bier, local espaçoso, com bancos, um belo jardim e que fica à disposição da comunidade como mais um atrativo turístico mas, também, para os momentos de lazer da comunidade.

Silvia Zorzanello

Professora e empresária, Silvia Zorzanello viveu de maneira simples, e sendo generosa e sensível com todos ao seu redor. Querida por todos, sempre foi muito atuante, elegante, equilibrada e um ser humano que irradiava amor por onde passava. Junto com sua irmã, Suzana Bertolucci, enfeitou Gramado com as próprias mãos, plantando flores. Também plantou a semente de uma cidade próspera com muito empreendedorismo e atuação firme. Fez isso com maestria nas questões sociais, na Educação e na Cultura e também na área profissional como gerente do Hotel Serrano. Ao lado da amiga e sócia, Marta Rossi, acreditaram no potencial da região e trabalharam projetando o nome de Gramado, da Região das Hortênsias e do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.

Além de atender outros tantos eventos ao longo de sua trajetória, criaram o Chocofest e o FESTURIS - Feira Internacional de Turismo, fomentando o Turismo no RS e colocando a cidade na vitrine do mercado nacional e internacional.

Release: Flávio Prestes
Fotos: Divulgação Rossi & Zorzanello.

Veja também