Emoções à flor da pele

Doenças de pele podem ter origem emocional

Algumas doenças de pele podem ter origem emocional, sabia? Levantamentos feitos por vários Centros Dermatológicos dos Estados Unidos mostram que de 40 a 70% das pessoas que procuravam os serviços de dermatologia teriam também associado algum tipo de distúrbio psicológico e problemas de ordem sentimental. Coceiras aparentemente sem causa e lesões na pele podem estar muito além dos problemas estéticos. Conheça quais são as doenças que se relacionam com problemas psicológicos e cuide-se.

 

Vitiligo e psoríase

Doenças como vitiligo e psoríase ainda não têm suas causas totalmente esclarecidas, mas o estado emocional sempre interfere bastante no tratamento. Por se tratarem de doenças de pele visíveis, o paciente na maioria das vezes se isola, fica depressivo, envergonhado, o que resulta em manchas ainda mais aparentes.

 

Acne

No caso da acne, é importante ressaltar o estresse ocasionado pela doença em si. Tendo em conta que a acne acomete principalmente adolescentes, que já vivem um período de estresse representado pelas alterações fisiológicas da puberdade, conviver com as lesões acaba sendo traumatizante. As maiorias dos pacientes com acne referem agravamento do quadro com estresse.

 

Disidrose

A disidrose é um quadro com lesões nas palmas e plantas das mãos e pés, que tende a voltar com frequência. Ela pode ser causada por infecções por fungos e bactérias, ingestão de certos medicamentos, contato com substâncias irritantes, mas sabe-se que fatores estressantes podem desencadear a dermatose por si só, sem que nenhuma das outras causas citadas esteja presente.

 

Estresse

O estresse físico ou emocional tem repercussões em inúmeras dermatoses. A irritação na pele sem dúvida sofre grande influência do estresse. E levando-se em conta o importante componente estético representado pelos cabelos, é possível imaginar o estresse emocional que a perda dos mesmos é capaz de gerar. Neste caso, vários tipos de alopecias podem ser causados pelas emoções.

 

Ter uma vida tranquila, praticar atividades físicas e relaxar de uma maneira geral podem, portanto, evitar alguns problemas de pele. Da mesma maneira, quem tem problemas de pele precisa evitar o estresse para ajudar no tratamento. Aprenda a relaxar para realçar sua beleza!

 

Fonte: minhavida.com.br

Veja também