Empreendedorismo sustentável: todos por um só propósito

Esse modelo de negócio vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil

A preocupação com o impacto das atividades humanas no meio ambiente é um tema recorrente em todo o mundo. Muitos já se preocupam com o que estão consumindo e de que maneira isso pode afetar o nosso ecossistema. Tais mudanças vem dando espaço a um novo modelo de negócio: o empreendedorismo sustentável. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostrou que 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente, e que mais de 70% aceitariam pagar mais por produtos que não causem grandes impactos ambientais.

Em Curitiba, por exemplo, existe hoje o primeiro hub de sustentabilidade do país. O projeto é uma iniciativa da Tecnóloga em processos ambientais Eduarda Guimarães de Almeida, e abriga vários empreendimentos com o mesmo propósito em um único lugar. “Para quem não conhece, a ideia de hub vem por definição da tecnologia, é um aparelho que interliga vários computadores, convergindo a uma única rede. Assim se dá a correlação. O Bosque é, hoje, o ponto focal com várias iniciativas conectadas a sustentabilidade, nos mais variados ramos, como alimentação, hospedagem e consumo. Trazemos juntos um novo olhar sobre o nosso modo de viver, consumir e existir”, avalia a empresária.

Segundo a empresária, o objetivo do empreendedorismo sustentável não é só gerar conexões e disseminar o conceito da importância do olhar mais cuidadoso com a natureza, mas, sim, fortalecer essas iniciativas que, hoje, são tão importantes para a nova economia. O grande obstáculo, aqui no Brasil, ainda é a falta de investimento e desenvolvimento do setor, por consequência a pouca visibilidade e credibilidade. “Para criar um hub de sustentabilidade é preciso estar disposto, afinal, o Brasil precisa investir e incentivar a sustentabilidade. Não é uma tarefa impossível, mergulhar no assunto, estar envolvido na área, com profissionais éticos, para além de ter força de vontade em querer construir essa nova realidade. O importante, mesmo, é alinhar os propósitos das empresas com seu público-alvo”, complementa.      

Apesar das dificuldades, Eduarda vê as mudanças acontecerem e acredita que, em breve, se tivermos essa consciência, os benefícios serão ainda maiores e todos sairão ganhando, tanto as empresas, como a sociedade e o meio ambiente. “Se observarmos ao nosso redor, até há pouco tempo você não ouvia falar em sustentabilidade, em processos sustentáveis, em ações que gerem lucro e ao mesmo tempo beneficiem a humanidade e a natureza. Hoje, discutimos esse assunto quase todos os dias e estamos entendendo os caminhos. Criamos ONG’s, empresas, grupos em prol da natureza. Ou seja, aos poucos estamos nos tornando um hub de referência e espero que essa prática possa ser incentivada e que se espalhe, que em cada canto brote um hub, e a rede se firme.”, finaliza.

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável caracteriza uma modalidade de negócios em que a geração de lucro é combinada ao desenvolvimento responsável do meio social e do meio ambiente. As empresas que se enquadram nesse modelo de empreendedorismo exercem suas atividades com base em medidas que não prejudicam os ecossistemas, demonstrando resultados através de indicadores socioambientais que trazem a realidade da empresa.

Fonte: Bruna Bozza - Assessoria de Imprensa

Veja também