Empresa lança produção de robôs com rostos customizáveis

Agora é possível ter aparência de qualquer humano

A empresa Promobot, fabricante de robôs de serviço autônomos,  lançou as vendas de robôs com aparência humana.. O Android Robo-C pode ser tanto um robô companheiro, como também ser um atendente integrável em vários processos de negócios que exigem atendimento das pessoas nos locais físicos. Veja um vídeo demonstrativo aqui.

Mantendo a conversa e respondendo às perguntas, o robô copia expressões faciais humanas: pode mover seus olhos, sobrancelhas, lábios e outros "músculos".. A tecnologia desenvolvida pela Promobot, bem como seu próprio design patenteado, possui mais de 600 expressões faciais que permitem ao robô imitar a aparência humana.

A Promobot acredita que um robô como esse é capaz de remover a barreira na interação homem-máquina e substituir vários funcionários em locais lotados - correios, bancos e instituições municipais.

"Estamos abrindo um enorme mercado em serviços, educação e entretenimento. Imagine uma réplica de Michael Jordan vendendo uniformes de basquete ou William Shakespeare lendo seus próprios textos em um museu? - diz Aleksei Iuzhakov, Presidente do Conselho de Administração da Promobot - Podemos construir um modelo linguístico baseado nas frases populares de uma pessoa em particular - o robô se comunica e responde a perguntas analisando expressões frequentes do "original" e usando um certo contexto de conhecimento dessa pessoa".

Essa novidade já está disponível para ser implementada no Brasil através da empresa representante da Promobot no Brasil, a Umbô.

Robo-C mostrando emoções

A empresa Promobot foi fundada em 2015. Hoje, a Promobot é o maior fabricante de robôs de serviço autônomo no norte e leste da Europa. Os Promobots trabalham em 35 países como administradores, promotores, consultores, guias e concierges, apoiando funcionários "vivos". Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no aeroporto de Baltimore, no Dubai Mall, nas lojas da IKEA e em outros locais movimentados.

Fonte e fotos: Vanessa Bezerra

Veja também