Empresário de Maracajá transforma óleo de cozinha em Biodiesel

O químico Marcelo Freitas mostra como é possível fazer muito pelo meio ambiente com poucos recursos

Segundo administração, a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em Maracajá atinge 100% do município. Atualmente uma equipe formada por 15 pessoas trabalha na separação do lixo no Centro de Triagem, instalado desde 2004, na comunidade de Espigão Grande.

A população vem mostrando outras grandes iniciativas. É o caso do empresário local Marcelo Freitas, que é um exemplo de consciência sustentável. Químico por formação, o hoje comerciante Marcelo criou uma máquina para transformar o óleo de cozinha, utilizado no seu supermercado, em biodiesel. “É um processo simples, que além de ter baixo custo, ainda ajuda a preservar o meio ambiente”, conta Marcelo. Com o combustível ecologicamente correto ele dirige sua caminhonete pela cidade. “Por onde passo todos já me conhecem, porque o cheiro que sai do cano da descarga é de pastel”, conta.

Seu trabalho em prol da preservação ambiental abrange também a separação de todo o lixo que é produzido em seu supermercado. “O papelão, plástico, tudo que é reciclável, eu tenho uma máquina que enfarda e eu mesmo vendo. O valor que arrecado na venda do material reciclável é suficiente para pagar um funcionário de serviços gerais”, informa.

Mas antes do lucro, para Marcelo, vem a preservação. “Faço isso porque sei da importância da separação do lixo. Na minha empresa só vai para o lixo o que é rejeito e quando não há mais nada o que fazer com ele”, relata o comerciante.

Para o diretor de Turismo Dilnei Fausto Borges, a iniciativa de Marcelo é o reflexo da consciência que ele possui sobre a importância dos separadores de lixo. “Antes de jogar uma casca de fruta misturada com papelão, pense em quem trabalha na separação do lixo. São pessoas que diariamente passam por situações incômodas ao abrir o lixo de sua casa”, afirma.

Com o apoio do Ministério Público Federal, através da aprovação do projeto de Reativação da Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos, estão sendo desenvolvidas ações de Educação Ambiental com a comunidade para otimizar o processo de separação dos resíduos gerados no município. “Nosso grande sonho é acreditar que a partir do envolvimento das Escolas, A.P.P.s, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Câmara de Vereadores, Grupos de Jovens, CAEP, CPP, Grupos da Terceira Idade, Clubes de Serviços, Empresas, Indústrias, Casas Comerciais, possamos realizar ações como, separar e dar um destino adequado ao lixo, promovendo a integração do ser humano com a natureza e preservando a vida”, reforça a professora Odécia do grupo do projeto. Segundo o administrador do Centro de Triagem de Maracajá, Gerson Nazário, o local está aberto para quem quiser conhecer.

 

Assessoria de Imprensa de Maracajá - Itaionara Recco 

Veja também