Estimule a inteligência do seu bebê

Mães são responsáveis por desenvolver tanto o aspecto motor como intelectual da criança

Você sabia que a mãe é a primeira professora dos filhos? Antes de colocar o pé em uma sala de aula, os pequenos já aprendem em casa o básico da linguagem. Desde a gestação uterina, a mãe é uma fonte de conhecimento na formação das crianças, que absorvem tudo rapidamente. Reserve um minuto na sua agenda diária para pensar sobre como interagir com o seu filho. Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar o seu bebê a aprender e se desenvolver tanto no aspecto motor como intelectualmente.

 

O alfabeto: fale sempre

As crianças aprendem a linguagem ouvindo as palavras em voz alta. "Quanto mais você falar com seu filho, mais palavras ele terá no próprio vocabulário", defende Renee Mizrahi, especialista em leitura. Aproveite todas as oportunidades para conversar com seu filho: durante as refeições, banhos ou passeios. Comente tudo o que acontece ao seu redor.

 

Desenvolva suas destrezas

Quando as mãos do seu filho forem grandes o suficiente, comece a desenvolver as habilidades motoras dele com atividades que envolvem massinha de modelar ou argila. A partir daí, brinquem fazendo colares de bolinhas e pintando quadros. Com o tempo, a destreza manual ficará melhor e isso vai ajudar seu filho a transformar os rabiscos em letra legível.

 

Dê um bom exemplo

As crianças são imitadores naturais. Se eles veem que você passa seu tempo lendo, pode querer seguir o seu exemplo. A incorporação de leitura e escrita na sua própria rotina é um hábito desejável para que eles também adotem.

 

Reserve um espaço criativo

Incentive a imaginação fértil proporcionando ao seu filho um espaço para fazer coisas artísticas e criativas. Preencha o lugar com canetinhas laváveis, pedaços de papel, revistas antigas e materiais de arte que seu filho gosta. Incentive-os a rabiscar, escrever histórias, pintar, recortar e brincar.

 

Cantar, cantar e cantar

Habilidades de consciência fonética começam com a capacidade de ouvir. Ensine a crianças a prestar atenção em todos os tipos de sons. Comece a jogar a dança das cadeiras ou jogos musicais. Essas habilidades levam diretamente à fonética. Cante para o bebê quando estiver trocando a fralda dele, dando banho ou alimentando.

 

Leia um conto diariamente

Uma das melhores formas de desenvolver as habilidades de alfabetização é lendo para seus filhos por 20 minutos todos os dias. Aproveite a hora de dormir para colocar este hábito em prática na vida de vocês.

 

*Esta e outras matérias você encontra na revista Pocket Fashion!

Veja também