Ex-aluna da Unesc é premiada no Saint-Gobain de Arquitetura

Tatiany levou a ideia da criação de um Centro de Educação Ambiental


Primeiro ou segundo lugar? Tatiany ainda não sabe, mas já tem a certeza de que vai subir ao pódio do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura. Na próxima semana, ela viaja para São Paulo e será reconhecida por meio do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Ela levou a ideia da criação de um Centro de Educação Ambiental em Siderópolis/SC, a ser construído em uma das áreas recuperadas do município.

Tatiany competiu ao lado dos maiores escritórios de arquitetura do país. “Eu não esperava, me inscrevi sem imaginar que chegaria até o final, e agora vou receber um prêmio. Essa competição fortalece uma nova fase da Arquitetura, preocupada com a diminuição de resíduos e com a qualidade de vida. Além disso, meu projeto foi avaliado por grandes nomes”, contou a arquiteta.

O concurso mobilizou profissionais e estudantes que acreditam na importância da contribuição da construção civil para a sustentabilidade e bem-estar. Nessa edição do Prêmio, os diversos confortos de uma obra - térmico, acústico, visual, modular e de saúde - foram o tema central, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas.


Centro de Educação Ambiental

O projeto de Tatiany visa a criação de um local para estimular a mudança comportamental dos moradores de Siderópolis, que vem sofrendo constantes modificações territoriais no processo de recuperação ambiental. “O processo para se alcançar a sustentabilidade inclui novas práticas da população, para que isso se torne possível é preciso disseminar as informações e as atividades de educação ambiental”, ressalta.

No edifício seriam abrigadas atividades de educação ambiental e eventos culturais, com o intuito de aplicar no projeto arquitetônico os princípios da arquitetura sustentável, como a qualidade do ambiente interno, a eficiência acústica e energética. “Recuperação da água da chuva, energia solar, entre outras possibilidades foram implementadas o projeto”, contou Tatiany.

Entrevistas/mais informações: Tatiany Frölich - 9-9988-9085

Saiba mais sobre o prêmio:

http://www.premiosaintgobain.com.br/regulamento.php

--

Release: Mayra Lima / Setor de Comunicação Integrada - Unesc
 

Veja também