Família Luz doa acervo à Casa da Cultura, em Araranguá

Itens como jornais locais, livros e cadernos escolares, foram deixados por Dr. Wladinir Luz

 

Algo que foi motivo de grande alegria para equipe do arquivo, pois estávamos diante de documentos preservados durante décadas, agora prestes a compor o acervo do Arquivo Histórico de Araranguá e de serem pesquisados e difundidos junto à comunidade. Na mesma semana, recebemos a notícia de que a família, sensibilizada e com o entendimento de que os documentos contribuiriam para pesquisas sobre a história local, demonstrou interesse em fazer a doação do material, composto por vários documentos, entre eles jornais, cadernos, plantas, etc. Assim que os documentos chegaram ao arquivo, a equipe iniciou o processo de classificação e catalogação. Na sexta-feira, dia 29/05, Dalton Luz, filho de Wladinir Luz, representando a família, oficializou a entrega do acervo ao prefeito Mariano Mazzuco Neto.

Neste dia, estivemos na Casa da Cultura em companhia da Professora Micheline de Vargas Rocha, de Edson Miguel dos Santos e da funcionária da Casa da Cultura Fabiana Daniel. Para juntamente com o Prefeito Mariano Mazzuco Neto formalizar a entrega de um vasto acervo de jornais locais, de Araranguá, tais como o Folha do Vale da extinta Tipografia Cruzeiro do Edinho Palmas e outros jornais regionais, como o Folha do Vale e O Sul, livros e cadernos escolares primários, e até mesmo secundários da Família Luz.

Este acervo pertencia ao médico Wladinir Joacir Luz e foi doado para a Casa da Cultura pelo o seu filho, o advogado e administrador de empresas o senhor Dalton Luz.

Esta ideia, partiu após um relato de Edson Miguel dos Santos a respeito do acervo e de onde o mesmo estava guardado e da possibilidade de que o Dalton fizesse esta doação. O que cumpre com a vontade de seu pai. De manter a sua memória e um dos seus hobby que era colecionar e guardar jornais araranguaenses e outros periódicos.

Partindo desta pequena solenidade na sexta-feira, é que surgiu a ideia de divulgarmos para todas as famílias araranguaenses que possuem em suas casas: fotos; revistas; jornais e outros periódicos que contam um pouco da história do nosso município e região, que se possível façam suas doações para a Casa da Cultura, para que possam ser digitalizados e acondicionados em local próprio e posteriormente divulgados em site apropriado.

Segundo Valdemar Hahn Junior, esta doação serve para que esta geração e outras gerações possam ter acesso e compreender a evolução, o desenvolvimento e a história do nosso município e de nossa região. ‘‘Assim, usufruindo de todas as informações possíveis para pesquisa e entretenimento. Por que história também é entretenimento, incluindo histórias de famílias que de uma forma ou de outra possibilitaram esta evolução e desenvolvimento. Contribuindo para a formação da Cidade das Avenidas e de todos os municípios e que formaram “O Grande Araranguá.”

Fotos e fonte: Assessoria de comunicação Prefeitura Araranguá

Veja também